Doze cidades da região de Piracicaba (SP) vão ampliar a vacinação contra febre amarela, segundo o Ministério da Saúde. Com a ampliação, os municípios devem oferecer as doses para todos os moradores, e não só aos que têm viagens marcadas para áreas de risco.
De acordo com o ministério, Piracicaba, Águas de São Pedro, São Pedro, Rio das Pedras, Saltinho, Mombuca, Limeira, Iracemápolis, Ipeúna, Engenheiro Coelho, Cordeirópolis e Charqueada passarão a receber mais vacinas.
A ampliação ocorrerá gradualmente entre este mês e até junho, de acordo com o ministério. Não há data definida para que as cidades passem a receber mais doses. A decisão de aumentar a cobertura de imunização foi divulgada nesta quarta-feira (20). A medida foi tomada após o segundo ano de alta no número de casos da doença e com a maior proximidade do vírus nas zonas urbanas.
Além dessas, Cosmópolis, Nova Odessa e Santa Bárbara d'Oeste já tinham aumentado a oferta de vacinas para toda a população. As cidades realizaram um "Dia D" contra a doença.
Segundo a Secretaria de Saúde de Limeira (SP), a vacinação aberta será feita com doses fracionadas. "Limeira começará a vacinação aberta assim que receber da Secretaria de Saúde do Estado de SP as doses fracionadas para tal e a autorização para iniciar", informou por nota.
Até que as vacinas sejam distribuídas, a cidade permanece com a imunização de pessoas que irão para áreas de risco. "Por enquanto será mantido o protocolo atual, ou seja, vacinação somente para quem vai para área de risco com transmissão confirmada. Limeira não é área de risco".
A Secretaria de Saúde de Piracicaba afirma que também aguarda manifestação do estado. "Ainda não recebemos orientações da Vigilância Epidemiológica de São Paulo a respeito dessa decisão do Ministério da Saúde, de universalização da vacina contra Febre Amarela. Por isso, a conduta vacinal no município segue a mesma."