Professores, diretores e profissionais da educação de Ipeúna se reuniram na quinta-feira (1º) no Plenário da Câmara de Vereadores para aula inaugural, que marca o início do ano letivo na rede municipal. Estiveram presentes o prefeito José Antonio de Campos, a secretária de Educação, Dirlaine Grella, a professora Maria Edilaine Ceron Pinto, coordenadora do Núcleo Pedagógico dos Anos Iniciais, e a professora Márcia Sanches W. Martins, coordenadora do Programa de Ensino Integral, ambas da Diretoria Estadual de Piracicaba.

A secretária de Educação Dirlaine Grella deu as boas-vindas aos professores, ressaltando a importância de cada um para que as ações se transformem em aprendizagem, em resultados e em crianças e jovens preparados para se inserir ativa e criticamente na sociedade. “É por isso, que além de dar as boas-vindas, não posso deixar de agradecer a cada um de vocês, que todos os dias se dedicam à construção de uma educação de qualidade em nosso município”.

O prefeito José Campos destacou que o professor “vive intensamente a missão de ensinar”. Ele lembrou os esforços da administração para garantir um sistema de educação de qualidade que permita aos alunos uma formação adequada e condições favoráveis ao ensino. Campos desejou aos professores um ano letivo de muitas construções e avanços, destacando que algumas mudanças estão sendo implementadas para garantir que os objetivos estabelecidos sejam alcançados.
Entre as principais mudanças, está a troca de prédio das escolas “Dr. Ulysses Guimarães” e de Tempo Integral. “A partir deste ano, a escola Ulysses que antes funcionava no bairro Altos de Ipeúna vai funcionar nas instalações da Escola de Tempo Integral, até então localizada na região central”, esclarece a secretária de Educação. Ela explica que a mudança foi motivada pela grande quantidade de alunos matriculados em tempo integral. “As instalações da escola localizada no Altos de Ipeúna é mais adequada para atender a um número maior de alunos em tempo integral”, justifica.
Outra mudança significativa é o convênio com o Sistema de Ensino do SESI que tem por objetivo melhorar ainda mais a qualidade do ensino no município. “A prefeitura, utilizando a metodologia e incorporando a tecnologia de educação do SESI, vai conseguir melhorar ainda mais a qualidade da educação”, explica. Na terça-feira (07), os professores e gestores das escolas serão treinados pela equipe do SESI, para a utilização da nova metodologia de ensino.
A partir deste ano, a Educação, assim como outros setores da municipalidade, estará totalmente informatizada, ou seja, “vamos lançar as notas e faltas no próprio sistema, toda a vida escolar dos alunos será informatizada. Com isso, os pais terão acesso online ao boletim dos filhos, com notas, faltas e outras informações”, esclarece a secretária.

O encontro terminou com uma palestra sobre a nova Base Nacional Comum Curricular, ministrada pelas professoras Maria Edilaine Ceron Pinto e Márcia Sanches W. Martins, ambas da Diretoria Estadual de Piracicaba.
VOLTA ÀS AULAS - O ano letivo de 2018 começa na quarta-feira (07) para os cerca de 870 alunos matriculados na rede municipal de Ensino, desde a educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Já os alunos da rede estadual, que atende do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio iniciaram o ano letivo em 1º de fevereiro.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1868:aula-inaugural-marca-inicio-do-ano-letivo-em-ipeuna&catid=55:noticias-2018&Itemid=37
|