Ipeúna participa do lançamento da “Operação Chuvas de Verão”
Publicado em: 07 de dezembro de 2017
O município de Ipeúna participou do lançamento da “Operação Chuvas de Verão”, da Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEDEC/SP), na sexta-feira (1º), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A Operação se estende até 31 de março do ano que vem, com o propósito de preservação de vidas e redução de danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período de chuvas que se aproxima.
Na oportunidade, o município de Ipeúna recebeu juntamente com outras 13 cidades, a carta de suscetibilidade, elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Trinta e cinco outros municípios receberam cartas de setorização de risco, elaboradas pelo IPT, por meio de contratação da Defesa Civil.
As cartas de suscetibilidade referem-se a movimentos gravitacionais de massa e inundações elaboradas em atenção a diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), estabelecida pela Lei Federal 12.608/2012 (BRASIL, 2012). As cartas indicam áreas suscetíveis a fenômenos e processos do meio físico cuja dinâmica pode gerar desastres naturais.
“Felizmente, o município de Ipeúna não tem registros de inundações ou deslizamentos de terras ou mesmo outros impactos associados aos eventos típicos do período chuvoso. Mesmo assim, estamos atentos e o nosso objetivo é a prevenção de possíveis ocorrências”, comenta o prefeito José Antonio de Campos, que foi representado no evento pelo assessor Isaías de Oliveira e pelo servidor Miguel Carlos de Lima.
Para este verão, a CEDEC/SP disponibilizou uma nova ferramenta em todo o Estado para auxiliar a Defesa Civil a emitir alertas de riscos de desastres via SMS diretamente à população. O serviço foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implementado em São Paulo pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP).
Desde o dia 16 de novembro, todos os usuários de celular do Estado de São Paulo estão recebendo gradativamente uma mensagem SMS informando sobre a ativação do sistema. Para se cadastrar, a pessoa só precisa responder essa mensagem com o número do CEP de interesse. Com isso, o cidadão passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma probabilidade de risco mais severa na área que abrange o CEP indicado.
O cadastramento poderá ser feito a qualquer tempo, mesmo que a pessoa não receba a mensagem inicial. Basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.
Os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco. A qualquer momento, a população pode buscar informações detalhadas no site da Defesa Civil estadual ( www.defesacivil.sp.gov.br ), incluindo orientações sobre o que fazer em cada situação. A vantagem do sistema SMS é que ele é acessível nos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados. Por isso, seu alcance é potencialmente maior.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1844:ipeuna-participa-do-lancamento-da-operacao-chuvas-de-verao&catid=47:noticias-2017&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email