Nova profissional do Mais Médico inicia atendimento em Ipeúna
Publicado em: 23 de novembro de 2017
Depois de algumas semanas de adaptação e integração à estrutura da saúde do município de Ipeúna, a nova profissional do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, iniciou o atendimento na Unidade de Saúde da Família (ESF), reforçando a Atenção Básica de Saúde, que é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS).
A médica matogrossense Raíza Firmo do Nascimento, de 26 anos, brasileira foi recepcionada no gabinete do prefeito José Antonio de Campos, pela vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Doroti Zem Lopes, pelo secretário de Saúde Jordano Zanoni e pela secretária de Educação Dirlaine Grella. “A vinda da médica para o município mostra que estamos empenhados na busca de uma melhor qualidade no atendimento de nossos munícipes, na área da Saúde”, afirmou o prefeito.
Para a médica, esta é uma oportunidade única. “A atenção primária é a base de todo o sistema de saúde. Quero oferecer o melhor e contribuir para aperfeiçoar ainda mais o atendimento médico à população e trabalhar a prevenção das doenças”, afirmou.
A médica já está atendendo às consultas agendadas na ESF e realizando também as visitas domiciliares para pacientes impossibilitados de ir à unidade de saúde. Os acamados recebem a visita médica em casa, realizadas às terças-feiras pela doutora Raíza. “O objetivo é acompanharmos mais de perto os pacientes acamados”, esclarece. Para a médica, a visita domiciliar é muito importante na estratégia de saúde da família. “É possível estabelecer um vínculo maior com o paciente, o que permite a prevenção da saúde de portadores de doenças crônicas e, principalmente, daqueles que têm dificuldade de ir à Unidade”, observa. Durante a visita domiciliar, a médica é acompanhada por enfermeiro e agente comunitário.
A dona de casa Elineusa Maria dos Santos, 61, cujo marido José Dario dos Santos, 68, foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico há cerca de seis meses recebeu a visita domiciliar da equipe da ESF na última terça-feira (06). “É uma bênção eu e minha família, principalmente eu e meu marido, podermos contar com a visita do médico em nossa casa. É um acompanhamento de saúde muito importante, esse contato com a equipe nos traz um bem-estar emocional, é um cuidado a mais”.
A aposentada Tereza Ferreira Pazetto, 68, também recebeu com alegria a equipe da ESF na tarde da terça-feira em sua residência. O paciente é o marido Domingos Pazetto, recém-operado. “É uma iniciativa muito boa, pois neste momento seguinte à cirurgia, quando ele ainda está fragilizado é mais difícil nos deslocarmos até à unidade. Com as visitas aqui em casa, temos um pouco mais de tranquilidade e beneficia toda a população”.
A unidade de ESF mantém o atendimento na Unidade com estrutura completa e equipamentos adequados às necessidades dos pacientes, além de atendimento psicológico, fonoaudilógico e odontológico, além do Setor de Vacinas.
Serviço: Estratégia de Saúde da Família (ESF)
Endereço: Avenida 3 nº 242, Centro
Horário de Atendimento: das 7h às 16h
Contato: 3576.1224
Fonte:
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email