ESF orienta mulheres contra o câncer de mama
Publicado em: 25 de outubro de 2017
Com foco principal entre as mulheres do município, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), realizou na terça-feira (24), a palestra “Declare seu amor por você mesma” sobre o Câncer de Mama. Realizada pelo enfermeiro Willian Zanon Guidotti e pela psicóloga Fernanda de Lima Amaral, a palestra teve por objetivo esclarecer as dúvidas e levar mais informações à comunidade sobre a importância da prevenção, do autoexame das mamas e das principais causas da doença.
A atividade faz parte da programação do Outubro Rosa e encerrou as atividades em alusão ao movimento internacional contra o câncer de mama, que desde o século passado é lembrado como um mês de reflexão sobre a doença. A palestra reuniu mulheres de diversas idades que puderam fazer perguntas e contar suas experiências.
É o caso da dona de casa Rute Pinto de Oliveira, 52, que descobriu um linfoma em 2014. “Foi uma experiência por demais dolorosa. Tive receio de contar pra minha família e também de enfrentar o tratamento, mas com a ajuda das agentes de saúde do município que se mobilizaram para que eu pudesse me tratar, venci o câncer”, conta ela entre lágrimas.
Outras mulheres também compartilharam experiências vividas por parentes e reconheceram o quão devastadora pode ser a doença quando não é diagnosticada no início. “Perdi minha mãe para o câncer”, falou a enfermeira Silvana Pazeto. “Por isso, a necessidade da prevenção e o diagnóstico precoce”, reforçou Willian.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o mais comum entre as mulheres, representando cerca de 22% dos novos casos de câncer. No Brasil, diferente de países desenvolvidos, 80% dos tumores de mama são descobertos em estágio avançado e uma das principais causas de morte entre as mulheres. “Por isso, é de muita importância a conscientização de todas as mulheres”, afirma a psicóloga Fernanda.
Ao final da palestra, a equipe da ESF ofereceu um lanche às mulheres presentes. O evento contou ainda com a presença do secretário de Saúde Jordano Zanoni e da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade Doroti Zem Lopes.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1803:esf-orienta-mulheres-contra-o-cancer-de-mama&catid=47:noticias-2017&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email