Balanço final divulgado pela Secretaria de Saúde de Ipeúna, por meio do Setor de Vigilância Sanitária, indicou que 1.318 animais foram vacinados durante a Campanha Municipal de Vacinação contra Raiva realizada no período de 27 de setembro a 07 de outubro. Neste ano, a Campanha vacinou 1.104 cães e 214 gatos.
“Vigilância conseguiu vacinar mais de 1.300 animais” – Foto: Divulgação
Para o secretário de Saúde Jordano Zanoni, a cobertura vacinal foi bastante satisfatória. “Tivemos uma resposta muito positiva por parte da população, que compreendendo a importância da imunização dos animais compareceu aos postos volantes ou recebeu nossas equipes nas propriedades rurais”, comemora o secretário.
Para a realização da Campanha, a Vigilância estabeleceu um cronograma que previu a instalação de postos volantes em pontos estratégicos do município, incluindo a zona rural, e contou com as equipes da Vigilância Sanitária. De acordo com o técnico em Vigilância, Miguel Carlos de Lima, o cronograma teve por objetivo cobrir todo o município, de forma a facilitar o acesso à Campanha a todos os proprietários de animais de Ipeúna.
O técnico da Vigilância ressalta ainda que proprietários de animais que não foram imunizados podem procurar a Casa da Agricultura para serem orientados sobre como proceder à vacinação dos animais. Miguel destaca ainda a importância da vacinação contra a raiva, “que é uma doença transmissível tanto para outros animais como para o homem. A vacinação é a forma mais eficiente de combater a doença, que não tem cura”. A transmissão ocorre pelo contágio direto, como mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados.
Fonte: http://www.oregionalonline.com.br/vigilancia-conseguiu-vacinar-mais-de-1-300-animais/