Agentes encerram vistorias contra o Aedes aegypti no sábado
Publicado em: 24 de abril de 2017
A Prefeitura de Ipeúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, realiza neste sábado (29), a última etapa da campanha "Todos Juntos Contra o Aedes aegypti". As agentes de saúde prosseguem com as vistorias nas residências localizadas no bairro Nova Ipeúna com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, bem como mobilizar a população para evitar novas infestações.
Em todo o período da campanha iniciada no dia 14 de janeiro até 08 de abril, 1.044 imóveis foram visitados pelas agentes de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF), das quais 775 foram vistoriadas e 269 encontravam-se fechadas ou a entrada das agentes não foi autorizada. O trabalho desenvolvido pelas agentes contemplou orientações à população sobre os hábitos do mosquito Aedes aegypti, as formas de combatê-lo, além das vistorias nos quintais a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Desde o início do ano, o município registrou apenas um caso de Dengue; nenhum caso de zika vírus ou chikungunya foi registrado. "Essa campanha junto ao governo do Estado possibilitou mobilizar e conscientizar a nossa população na destruição dos focos criadouros do mosquito, trazendo bons resultados”, comentou o secretário de Saúde Jordano Zanoni.
Os moradores devem ficar atentos para cuidados simples dentro das casas como remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação e tratar a água das piscinas. Os terrenos baldios também precisam de atenção. “A população deve evitar o descarte de materiais em terrenos baldios, pois qualquer material que acumule água pode servir de criadouro. Papel de bala, embalagens de salgadinhos, tampinhas de garrafa, as próprias folhas das árvores podem facilitar a proliferação do mosquito. A arma mais eficaz contra a dengue é a prevenção”, alerta o secretário.
Fonte: http://ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1632:agentes-encerram-vistorias-contra-o-aedes-aegypti-no-sabado&catid=47:noticias-2017&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email