
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) retomou na segunda-feira (13), as aulas da Oficina de “Pintura em Tela”. A iniciativa, além do desenvolvimento da atividade artística, promove o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, buscando prevenir a exclusão e a vulnerabilidade social do público atendido.
De acordo com a gestora do CRAS, a assistente social Giseli Spigolon, a oficina reúne as famílias em situação de risco social. “A maioria são mulheres beneficiárias de programas de transferência de renda, tanto estaduais quanto federais, e que apresentavam demandas relacionadas a conflitos familiares e ruptura de vínculos, além de dificuldades de socialização e inserção na comunidade”, explica.
A gestora informa que a oficina teve início em 2014 e se consolidou como um importante instrumento de inclusão social nos últimos anos. “Observamos significativa evolução em cada um dos participantes, tanto no aspecto artístico quanto no psicossocial e isso reflete o atingimento dos objetivos estabelecidos para cada um dos projetos”, afirma.
A costureira Maria Santos da Purificação, 49 anos, é um dos vários exemplos do sucesso da iniciativa. “Sempre me interessei pela pintura em tela, mas nunca achei que seria capaz de pintar um quadro. Aprendi a pintar na Oficina de Pintura, já fiz mais de 20 quadros. Para mim significa avançar além dos limites”, declarou durante a III Exposição de Quadros do CRAS, realizada em dezembro passado.
A Oficina de Pintura em Tela acontece sempre às segundas-feiras, das 13h30 às 16h30, no CRAS Ipeúna. Mais informações pelo telefone 3576.1359.
|