Alunos da EMTI aprovam aulas na Piscina Pública
Publicado em: 15 de fevereiro de 2017
"Esta é a melhor aula de todas!”, afirma assim que sai da piscina, o aluno Flavio Pereira Costa, 9, matriculado no 5º ano da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI).
Ele faz parte do grupo de cerca de 40 alunos dos 4º e 5º anos, que estavam na Piscina Pública Municipal na tarde da terça-feira (14), durante a Oficina de Atividades Esportivas e Motoras, previstas na grade do contraturno da escola.
De acordo com o professor de Educação Física Cleber Miranda, a aula de natação é, sem dúvida, uma das preferidas de 10 entre 10 alunos da escola. “Na verdade eles demonstram interesse e prazer em todas as atividades esportivas, como o handebol, basquete, voleibol, entre outras; mas a natação, especialmente, nestes dias de calor, é a mais aguardada”, explica.
O professor ressalta que as atividades esportivas, sem dúvida, tem um papel fundamental na saúde das crianças e a natação é uma das atividades mais completas, o que demonstra a preocupação da atual administração municipal com a saúde e qualidade de vida dos alunos. Entre os benefícios da natação, ele destaca: melhora a respiração, condicionamento físico, circulação sanguínea, desenvolvimento motor, ósseo e também das noções espaciais, temporais e de ritmo, entre outros.
A professora Luciana Toniolo destaca ainda que os benefícios não são somente físicos, mas também pedagógicos e sociais. “Cooperativismo, respeito mútuo, o cumprimento das regras, são alguns dos inúmeros pontos que repercutem positivamente em outras áreas, proporcionando uma melhor qualidade de vida e das condições de aprendizado”.
Cleber explica que a aula de natação não começa exatamente com os alunos aprendendo a nadar. “Vamos devagar, pois temos alunos que têm medo, outros apresentam algumas limitações que precisamos respeitar. Trazemos as crianças para um primeiro contato com a piscina por meio de jogos, como por exemplo, o biribol, depois o polo aquático e, depois, vamos para a natação”, comenta. Além disso, as crianças também tem o momento da descontração dentro da piscina.
A aluna Heloá Carolyne, 10, aluna do 5º ano, afirma que as aulas a ajudaram a vencer o medo da piscina. “Antes eu tinha muito medo de entrar na piscina, tinha medo da água, mas, agora, que consegui vencer meus medos, consigo me divertir”, conta a estudante durante o momento do lanche. Tobias Rafael Illert, 10, e Antonio Pires de Oliveira Neto, 10, garantem que dessa aula ninguém falta. “Essa aula é 10!”.
De acordo com a diretora Luciana Abdalla, a EMTI atende neste ano 173 alunos, entre seis e 11 anos, matriculadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. A permanência na escola é das 7h30 às 16h40. No primeiro turno (manhã) é desenvolvido o Currículo Básico do Ensino Fundamental e, no segundo turno (tarde), são realizadas as seguintes oficinas: Atividades Esportivas, Atividades Artísticas, Atividades de Participação Social e Atividades de Linguagem e Matemática. “Cada oficina tem seus desdobramentos”.
Fonte: http://ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1568:alunos-da-emti-aprovam-aulas-na-piscina-publica&catid=47:noticias-2017&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email