Unesp deve iniciar pesquisa junto à população rural em fevereiro
Publicado em: 26 de janeiro de 2017
Foi apresentado na tarde da quarta-feira (25), no plenário da Câmara de Vereadores de I peúna, o questionário que será aplicado junto aos moradores da zona rural para a elaboração do projeto “Mapeamento das Propriedades Rurais do Município de Ipeúna”.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Ipeúna e a Unesp Rio Claro, por meio do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla), do Instituto de Geociências (IGCE), e tem por objetivo subsidiar o planejamento em políticas públicas no âmbito rural no município de Ipeúna.
De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Darlene de Oliveira Ferreira, o questionário fornecerá um perfil detalhado das famílias que estão no campo hoje, com dados demográficos e também de suas propriedades, como condições físicas, infraestrutura, uso da propriedade, cultura desenvolvida, conhecimento do potencial turístico, paisagístico, arquitetônico, turismo de aventura, entre outros dados. “Esse é um trabalho de pesquisa bastante minucioso e elaborado, que exige não só o nosso trabalho de pesquisa, mas principalmente, que o produtor rural colabore, respondendo ao máximo de perguntas possíveis do questionário”, ressalta.
No total, aproximadamente 400 propriedades deverão ser visitadas. Inicialmente, será feita uma coleta experimental junto a dez produtores e apurados os dados. As visitas terão início no mês de fevereiro. “Vamos aguardar apenas a chuva dar uma trégua e, assim que possível, iniciaremos a coleta de dados”, informa.
A coordenadora do projeto explica que a região será dividida em áreas para facilitar a coleta de dados. “A divisão por região facilitará a logística e visa garantir a segurança da equipe, que estará devidamente identificada por crachás, e também dos entrevistados, uma vez que procuraremos identificar alguém em cada região que possa auxiliar nossa abordagem junto aos proprietários”. Para a realização da pesquisa, a parceria Prefeitura/Unesp contará ainda com o apoio da Korin Agricultura Natural que se dispôs a ceder um estagiário para auxiliar a coleta de dados.
Participaram do evento, o presidente da Câmara de Vereadores Diego Pinheiro, os vereadores Jaime Loyola, Antonio Carlos Ribeiro, João Vitor Margarido, Rafael Grella e Adilson Rodrigues da Silva, o também coordenador do projeto, o engenheiro agrônomo Luiz Scotton, da Casa da Agricultura, o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) Idevaldo Prata Júnior, o servidor municipal Carlos Marcatto, representante da Refrata Refratários e membros da comunidade ipeunense.
Fonte: http://ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1548:unesp-deve-iniciar-pesquisa-junto-a-populacao-rural-em-fevereiro&catid=47:noticias-2017&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email