Ideb da rede municipal aponta avanços na qualidade do ensino
Publicado em: 03 de outubro de 2016
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas de Ensino Fundamental de Ipeúna, divulgado na quinta-feira (08) pelo Ministério da Educação (MEC), apontou um avanço na qualidade do ensino básico. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o município alcançou nota 6,4. Em 2013, último ano em que o índice foi divulgado, Ipeúna tirou 5,7.
No ranking individual, a EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” elevou a nota 5,8, de três anos atrás, para a atual 6,5; a meta para este ano era 6,5. Já a Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) saltou de 5,4 para 6, superando a meta estabelecida que era de 5,9. Para o prefeito Ildebran Prata, os resultados refletem o bom trabalho que os profissionais da educação vêm desenvolvendo ao longo dos últimos anos. “Temos feito investimentos maciços na infraestrutura da Educação e também nos métodos de ensino para garantir Educação de qualidade para os nossos alunos”, ressalta.
A Escola Estadual “Prof. Marcelo de Mesquita” também melhorou seu desempenho, elevando sua nota que era 4,9 em 2013, para 5,1; mas, não conseguiu atingir a meta estabelecida para 2015, que era 5,5.
O Ideb foi criado para avaliar a qualidade de escolas e das redes de ensino. Ele combina a taxa de aprovação escolar com o desempenho dos alunos. São usados os resultados de dois exames oficiais (Saeb e Prova Brasil), aplicados a cada dois anos no 5º e no 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do médio. As provas avaliam os conhecimentos dos estudantes em português e matemática e acontecem em todas as escolas públicas com pelo menos 20 matriculados.
O Brasil superou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015 nas séries iniciais do ensino fundamental. Do primeiro ao quinto ano, o País alcançou índice de 5,5 e ficou acima da meta estabelecida de 5,2. Os dados do Ideb foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (8).
O Ideb reúne, em um só indicador, dois conceitos para medir a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho em avaliações do MEC. O índice vai de zero a dez, e a meta é que, em 2022, o Ideb do Brasil seja 6,0.
Fonte em 03/10/2016 - http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1449:ideb-da-rede-municipal-aponta-avancos-na-qualidade-do-ensino&catid=45:noticias-2016&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email