Todos juntos contra Dengue encerra vistorias no município
Publicado em: 03 de junho de 2016
A Prefeitura de Ipeúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e o Governo do Estado, realizou no sábado (30), a última etapa da campanha “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”. Em todo o período da campanha iniciada no dia 5 de março, 2.401 imóveis foram vistoriados pelas agentes de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
O trabalho desenvolvido durante 13 sábados contemplou a realização de vistorias nas residências de modo a eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, bem como mobilizar a população para evitar novas infestações e, por fim, o preenchimento de um boletim com a situação do imóvel vistoriado. Do total de imóveis visitados, 1.487 receberam as agentes de Saúde; e 914 encontravam-se fechadas.
Desde o início do ano, o município de Ipeúna registrou 12 notificações de dengue, das quais para três delas os exames laboratoriais deram positivos para a doença, sendo todos importados; sete suspeitas negativas e dois casos ainda aguardam o resultado dos exames. O município não registrou nenhum caso de Chikungunya ou Zika Vírus.
“Terminamos essa campanha muito satisfeitos com o que vimos nas residências ipeunenses: um nível de conscientização muito bom. Na maioria delas, os quintais estavam limpos, sem acúmulo de materiais. Não tivemos dificuldades para vistoriar as residências, toda a população nos recebeu muito bem, a receptividade foi muito positiva”, afirma a coordenadora da EFS, a enfermeira Renata Abdalla, da ESF.
Essa campanha junto ao governo do Estado possibilitou mobilizar e conscientizar ainda mais a população na destruição dos focos criadouros do mosquito, trazendo bons resultados. “Continuamos trabalhando constantemente para manter nossos bons indicadores, hoje nossa situação é bem mais confortável do que aquela vivida no verão passado”, disse a coordenadora.
A orientação é para que os moradores permaneçam atentos para cuidados simples dentro das casas como remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação e tratar a água das piscinas.
Fonte: IMPRENSA - Ipeúna - via e-mail
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email