Nova ETE começa operar em Ipeúna
Publicado em: 18 de maio de 2016
Ipeúna deu mais um importante passo para garantir a eficiência e eficácia do saneamento básico no município com o início das operações, na segunda-feira (16), do novo Sistema de Tratamento de Esgoto (ETE).A iniciativa garantirá que as 10 toneladas de carga orgânica que vêm do esgoto doméstico por mês sejam 100% tratadas, com 98% de eficiência.
“Esta é a maior e mais importante obra de saneamento básico que o município já teve. Por isso, nos empenhamos muito ao longo dos últimos anos para sua conclusão. A ETE vai complementar os serviços de distribuição de água que já realizamos 100%, substituindo o sistema de esgotamento sanitário em uso há mais de 40 anos, que garantia eficiência de apenas 60%”, comemora o prefeito Ildebran Prata.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) emitiu no último dia 6, as licenças de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ipeúna, após vistoria realizada por técnicos do órgão em 28 de abril, que confirmou o cumprimento de todas as exigências ao funcionamento da Estação.
Depois de tratados, os efluentes serão despejados em um trecho do Córrego das Lavadeiras no encontro com o Córrego da Nadir. Com estrutura moderna, a ETE, localizada no Km 87,5 da Rodovia SP-191, é composta por estação elevatória de esgoto, interceptor, guarita, casa de operação, lagoas anaeróbias, lagoas facultativas e lagoas de maturação, com vazão média de 17 litros por segundo e vazão máxima, de 26,7 litros por segundo.
A construção da ETE, dividida em duas etapas, exigiu investimentos da ordem de R$ 6,8 milhões e faz parte do “Programa Água Limpa”, por meio de convênio entre o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
A primeira etapa da obra teve início em 2009, com a construção das lagoas e serviços de contenção de taludes e erosão, o que correspondeu apenas à primeira etapa, cuja realização foi supervisionada pelo DAEE. No mesmo ano, a atual administração providenciou a quitação final do terreno, anteriormente desapropriado, onde foi implantada a ETE. A obra, contudo, foi paralisada porque o projeto apresentado atendia somente ao básico do sistema de tratamento.
“Para viabilizar a segunda etapa e conclusão da ETE estive diversas vezes em Piracicaba e em São Paulo, encaminhando o assunto ao governador Geraldo Alckmin, até a elaboração dos projetos que faltavam”, explica o prefeito. Foram elaborados os projetos de tubulação do interceptor para levar o esgoto da entrada da lagoa atual para o novo sistema; projeto de travessia não-destrutiva sob a Rodovia SP-191, inclusive as aprovações junto ao DER; projeto da guarita, projeto da casa de operação da estação elevatória para disposição do esgoto nas lagoas; projeto da parte elétrica; de impermeabilização das lagoas; de drenagem; de arruamento e iluminação; e, do emissário final do tratamento, bem como do paisagismo local.
Em 2013 o governo do Estado fez a licitação da obra, mas o processo foi suspenso e uma nova licitação foi realizada em março de 2014. A empresa vencedora foi a DRR Construções e Comércio que em abril do mesmo ano foi contratada pelo DAEE para a realização das obras, iniciadas em maio de 2014 e executadas até maio de 2015, quando foram novamente interrompidas para ajustes no projeto e na planilha orçamentária.
Retomadas em novembro do ano passado, as obras foram concluídas em março de 2016. “Essa foi uma obra demorada em sua execução, mas temos a certeza de que contribuirá em muito para a preservação e manutenção do meio ambiente, com impacto na prevenção à saúde da população”, afirma Ildebran Prata.
Além de investir no tratamento do esgoto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Projetos e Obras possui diversas outras ações na pauta de saneamento básico, entre elas: a perfuração de um poço artesiano no bairro Altos de Ipeúna, cujo projeto encontra-se em elaboração; construção de reservatório de água, com capacidade de 250 mil litros, no Altos de Ipeúna, em parceria com o governo do Estado de São Paulo (aguardando assinatura do convênio).
Também consta da pauta da Secretaria, já em elaboração projeto de implantação de rede coletora e afastamento de esgoto sanitário e Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Portal dos Nobres, por meio de convênio com o Fehidro; processo de licitação em elaboração para desenvolvimento de projeto de reuso das águas de lavagem dos filtros e decantadores da Estação de Tratamento de Água do Portal dos Nobres e disposição final do lodo, em parceria com o Fehidro; e, a instalação de quatro macromedidores de vazão no sistema de abastecimento de água, em convênio com o governo do Estado de São Paulo, aguardando a assinatura.
Fonte: http://ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1383:nova-ete-comeca-operar-em-ipeuna&catid=45:noticias-2016&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email