Maestro Ricardo Abdalla vai aos EUA em busca de novos conhecimentos
Publicado em: 12 de abril de 2016
Quatro dias de aprendizado intensivo em uma masterclass de flauta ministrada por Sir James Galway, na Universidade do Mississipi, nos Estados Unidos, e o maestro Ricardo Abdalla voltou para Ipeúna muito mais determinado no objetivo de que o ensino de música em Ipeúna possa ser oferecido com excelência.
Ricardo é coordenador da Escola Livre de Música de Ipeúna e maestro da Banda Musical Municipal de Ipeúna e participou da masterclass no período de 28 a 31 de março.
Para o maestro esta foi uma oportunidade ímpar. Sir James Galway, que já fez parte da Orquestra Filarmônica de Berlim, é considerado hoje um dos melhores flautistas do mundo. “Durante os quatro dias em que estive em Hattiesburg , pude conhecer a estrutura e tecnologia empregadas pela Universidade no desenvolvimento dos cursos de música. Fiquei impressionado com as salas de estudo, por exemplo, todas isoladas acusticamente e equipadas com mecanismo que simula a acústica de diversos ambientes, como catedral, teatro, sala de concerto pequena, média ou grande, entre outros”.
Ricardo destaca ainda que o mesmo mecanismo permite ainda a gravação e reprodução daquilo que é tocado pelo estudante, para que possa analisar o som que produziu, disponibilizando ainda recursos como fones de ouvido e entrada USB. “Além disso, tive acesso ao acervo da Biblioteca, pude vivenciar e analisar a estrutura de aulas, ensaios e conhecer o instrumental que eles utilizam. A ideia é incorporar esses novos conhecimentos ao trabalho que já desenvolvemos na Escola e na Banda Musical e desta maneira melhorarmos ainda mais o resultado do nosso trabalho na busca pela excelência”.
A oportunidade de fazer esse curso surgiu no ano passado, durante o 5º Festival de Integração Musical de Ipeúna, quando o flautista Ramon Moraes, mestre em flauta transversal pela Universidade do Mississipi, aonde cursa atualmente seu doutorado, esteve em Ipeúna. “O Ramon é brasileiro e fez uma participação especial junto com a BMMI durante o Festival. Ele me falou do curso quando compartilhei com ele sobre a necessidade de buscar e conhecer técnicas instrumentais que pudessem ser utilizadas no trabalho que desenvolvo na Banda”, conta.
O maestro afirma que a participação em eventos desse porte é muito importante. “Além do conhecimento, esses eventos nos colocam em contato direto com diversos profissionais da área, motivando reflexões e questionamentos que nos remetem à uma melhoria em nossa própria atuação profissional”, garante Ricardo, que pretende manter contato com a Universidade para conhecimento de outros cursos que possam ser oferecidos no futuro.
Fonte: http://ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1352:maestro-ricardo-abdalla-vai-aos-eua-em-busca-de-novos-conhecimentos&catid=45:noticias-2016&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email