Casal dará volta ao mundo com avião de Ipeúna para tentar ajudar cientistas
Publicado em: 06 de março de 2016
Franceses usarão aeronave adaptada e devem visitar ao menos 47 países. Proposta inclui coleta de materiais e modelos 3D para sítios arqueológicos.
Com uma aeronave criada em Ipeúna (SP), um casal de franceses iniciou uma volta ao mundo, no sábado (5), com a proposta de ajudar cientistas a fazerem novas descobertas. O piloto Adrien Normier e a advogada Clémentine Bacri devem pousar em 47 países ao longo de três anos.
A aeronave utilizada pelo casal é um modelo esportivo, leve e capaz de realizar pousos na água. Segundo o casal, o objetivo é ajudar os especialistas a compreenderem melhor o planeta.
"É uma grande oportunidade, nos sentimos orgulhosos por colaborar com esses projetos", explicou Clémentine sobre a iniciativa do "Wings For Science". Eles mencionara que os estudos devem incluir pesquisas sobre vulcões, áreas de geleiras e aquecimento global.
"Antes de cada voo, vamos limpar as extremidades das asas e, na volta, coletar com um pano as partículas depositadas. Essas informações vão permitir entender como as nuvens se formam e interferem na atmosfera", explicou Adrien à EPTV , afiliada da TV Globo.
Outro objetivo do casal é produzir modelos tridimensionais de sítios arqueológicos, que são patrimônios da humanindade, ameaçados de extinção. Essa não é a primeira vez que o casal realiza uma aventura. Entre 2012 e 2013, eles também deram uma volta ao mundo.
Avião escolhido pelo casal para a viagem foi criado em Ipeúna (Foto: Reprodução / EPTV)
O avião
Para atender às demandas do casal durante a viagem, o avião ganhou tanque adicional na asa. Além disso, terá aberturas especiais nas janelas para a colocação de sensores.
Uma equipe de sete profissionais na Europa dará assistência aos franceses para a aventura. Além disso, o casal ainda terá comunicação via satélite para garantia de contato em caso de possíveis emergências.
"Nós sempre temos o plano A, B e C. Pensamos em tudo", falou Adrien sobre as precauções e o kit de sobrevivência para a viagem.
Incentivo à educação
O casal também planeja visitar escolas para debater sobre ciência com estudantes. "Temos obrigação de mostrar para crianças que há muito o que fazer pelo planeta", frisou Clémentine.
Para a nova expedição, Clémentine deixou o emprego e Adrien obteve licença sem remuneração da companhia aérea onde atua. O objetivo do casal é continuar com expedições para sempre.
Casal planeja visitar ao menos 47 países em três anos (Foto: Reprodução / EPTV)
Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/03/casal-fara-volta-ao-mundo-com-aviao-de-ipeuna-para-tentar-ajudar-cientistas.html
Publicado por: CÂMARA
Cadastre-se e receba notícias em seu email