Piracicaba e Limeira terão 24 escolas em ciclo único de ensino, diz estado
Publicado em: 27 de outubro de 2015
Mudança, prevista para 2016, é resultado da reorganização por faixa etária.
Nesta terça-feira (27), houve protestos contra o fechamento das unidades.
Manifestantes protestaram contra reorganização escolar em Piracicaba (Foto: Wesley Justino/ EPTV)
Piracicaba (SP) e Limeira (SP) terão 24 escolas em ciclo único de ensino a partir de 2016. A mudança é resultado do plano de reestruturação proposto pelo governo estadual. No entanto, a Secretaria da Educação não informou quais delas serão segmentadas por faixa etária e quais serão fechadas. Na segunda-feira (26), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que a mudança vai afetar 311 mil alunos e 94 unidades em todo o estado.
A rede estadual terá 754 escolas de ciclo único, sendo 12 na região da Diretoria de Ensino de Piracicaba, que engloba as cidades de Charqueada (SP), São Pedro (SP), Águas de São Pedro (SP) e Santa Maria da Serra (SP). As outras 12 serão na regional de Limeira, que abrange os municípios de Iracemápolis (SP), Cosmópolis (SP), Cordeirópolis (SP), Ipeúna (SP), Rio Claro (SP) e Santa Gertrudes (SP).
A reorganização pretende dividir, a partir de 2016, as escolas de acordo com os ciclos de educação (fundamental 1 e 2 e médio). Cada unidade de ensino será destinada para alunos de uma determinada idade. Apesar de protestos registrados em Piracicaba, São Pedro e Cosmópolis em outubro, ainda não há informações sobre quais escolas serão fechadas na região.
Protesto
Cerca de 100 pessoas, entre professores, pais e alunos da escola estadual Antonio Mello Cotrim, no Jardim Pauliceia, participaram de uma manifestação contra a reorganização das escolas nesta terça-feira (27).
Com instrumentos, apitos, panelas, faixas e cartazes, estudantes distribuíram panfletos para os moradores do bairro. Os manifestantes gritavam palavras de ordem contra o fechamento da escola Mello Cotrim e pediam mais recursos para a educação.
Os alunos se dirigiram até o portão de outra escola estadual, a Doutor João Sampaio, que fica na mesma região, a cerca de 600 metros da unidade de ensino de onde saíram.
Eles pediam que os estudantes também participassem do protesto. A diretoria de escola não liberou os alunos.
A manifestação ocorreu sem incidentes ou bloqueio no trânsito. Um segundo protesto está previsto para esta quarta-feira, às 17h. Os participantes pretendem sair da escola Mello Cotrim em caminhada e irão até o Terminal Central de Integração (TCI).
Reunião
O dirigente de ensino de Piracicaba, Fábio Negreiros, participa dos encontros em São Paulo. A divulgação da lista das escolas que serão reorganizadas será divulgada no decorrer desta semana, segundo informou a Secretaria da Educação, em nota.
"O foco da reorganização é a entrega de escolas melhores, com ambientes mais preparados para cada faixa etária e com profissionais capacitados para atender às necessidades destes estudantes", disse.
Professores, pais e alunos se reuniram na Praça
José Bonifácio (Foto: Claudia Assencio/G1)
No dia 14 de novembro, será realizado o "Dia E", em que escolas e comunidade participarão de encontro e serão informados sobre o funcionamento da reorganização da rede de ensino.
"Na data, pais e responsáveis poderão tirar dúvidas, entender como serão feitas as transferências e saber quais escolas receberão alunos", completou.
Dia do Professor
O Dia dos Professores, comemorado no último dia 15 de outubro, foi marcado por um ato na região central de Piracicaba (SP) contra a reestruturação das escolas da rede estadual.
Cerca de 70 pessoas, entre docentes, pais e alunos, se reuniram na Praça José Bonifácio com faixas e cartazes com críticas à proposta de mudança do governo estadual. Na quarta-feira (14), em São Pedro (SP), estudantes também realizaram um protesto contra a readequação.
Fonte: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2015/10/regiao-de-piracicaba-tera-12-escolas-em-ciclo-unico-diz-governo-estadual.html
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email