O processo é simples. Basta agendar um horário no cartório eleitoral a que seu título pertence pelo telefone 148 ou pelo site www.tre-sp.jus.br, no campo Agende aqui o seu atendimento. Uma vez com a data marcada, é só comparecer ao local acordado, com documento de identificação, comprovante de residência e título de eleitor (se tiver).
Automático
Quem vai ao cartório para tirar o título pela primeira vez, ou a segunda via, ou ainda alterar alguma informação no cadastro, já aproveita a viagem e tem a identificação biométrica registrada.
A chefe do cartório da 118ª Zona Eleitoral, no Centro de Santos, Michelle Lapa Cortegiano Molarino, conta que, desde agosto, quando se iniciou a identificação biométrica na região, 1.017 pessoas se cadastraram na unidade. Lá, há três equipamentos para atendimento ao público.
“A orientação é para que as pessoas se cadastrem em seus cartórios eleitorais antes de se tornar obrigatório. Quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) der um prazo, vai ser uma correria”.
Só depois
A biometria não será usada já nas eleições de 2016 aqui na região. A princípio, só 15 cidades do Estado terão o sistema disponível: Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna, Itirapina, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Nuporanga, Sales Oliveira, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Vinhedo.
A previsão do TSE é que todos os eleitores brasileiros estejam cadastrados até 2018.
Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/cadastramento-biometrico-de-eleitores-tem-adesao-de-058-na-regiao/?cHash=92c6ef5706d3e07c50e38c9287fa09cd