Alunos do Projeto Criança Ativa retomam aulas de natação
Publicado em: 22 de outubro de 2015
Os alunos matriculados no Projeto Criança Ativa, vinculado à EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”, retomaram as aulas de natação realizadas semanalmente na Piscina Pública Municipal. Uma média de 110 alunos, dos 4º e 5º anos, divididos por turmas, participa da oficina de Natação, coordenada pelo professor de Educação Física Valter Lopes.
De acordo com Valter, o esporte, sem dúvida, tem um papel fundamental na saúde das crianças e a natação é uma das atividades mais completas, o que demonstra a preocupação da atual administração municipal com a saúde e qualidade de vida dos alunos. Entre os benefícios da natação, ele destaca: melhora a respiração, condicionamento físico, circulação sanguínea, desenvolvimento motor, ósseo e também das noções espaciais, temporais e de ritmo, entre outros.
O professor destaca ainda que os benefícios não são somente físicos, mas também pedagógicos. “Disciplina, saber ouvir e esperar a explicação, seguir as regras, pois, a piscina precisa de atenção e segurança também são alguns dos benefícios da natação, que repercutem positivamente em outras áreas, proporcionando uma melhor qualidade de vida”.
As aulas acontecem uma vez por semana. Os alunos começam com alongamento, aquecimento e, depois, fazem exercícios de pernada, braçada e de respiração. “Os mais avançados já mergulham e até têm agilidade para nadar mais rápido”. Valter salienta que a Oficina de Natação é uma das preferidas dos alunos, com o menor índice de faltas. “Só não entra na piscina quem esquece a roupa de banho em casa”.
O professor comenta ainda que para estimular os alunos realiza pequenos campeonatos entre as classes. “Vamos devagar, pois temos alunos que têm medo, outros apresentam algumas limitações que precisamos respeitar. Mas, nosso objetivo é que para o ano que vem eles estejam nadando os quatro estilos: crawl , costas, borboleta e peito”, anuncia.
Ainda dentro dos esportes, as oficinas do Projeto Criança Ativa incluem xadrez e tênis de quadra. “No ano que vem, vamos iniciar atividades como badminton , para a qual já temos todo material necessário à sua prática, assim como também para as demais modalidades esportivas”.
O Criança Ativa foi criado pela Prefeitura de Ipeúna pelo prefeito Ildebran Prata em 1997 e reestruturado em 2010, com o objetivo de aumentar a permanência da criança na escola, oferecendo, no contraturno escolar, atividades com acompanhamento pedagógico, atividades culturais e esportivas, preparação para o trabalho, alimentação e atendimento na área da Saúde.
Em 2012, o Projeto Criança Ativa foi escolhido como o Melhor do Ano pelo Centro do Professorado Paulista (CPP), na categoria Projeto Pedagógico. O prêmio considerou resultados alcançados pelo Projeto, não só no que se refere aos números, mas, principalmente, no aproveitamento e desenvolvimento dos alunos.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1259:alunos-do-projeto-crianca-ativa-retomam-aulas-de-natacao&catid=41:noticias-2015&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email