Primavera exige cuidados redobrados no combate a dengue
Publicado em: 07 de outubro de 2015
Com a chegada da Primavera, os cuidados com a dengue precisam ser reforçados. A orientação é da Secretaria Municipal de Saúde de Ipeúna. Ainda que as orientações sejam velhas conhecidas da população, o secretário de Saúde Diego Heron Pinheiro alerta: a melhor maneira de evitar a dengue é combatendo o Aedes Aegypti, o transmissor da doença.
Ele explica que nesta época do ano, o mosquito da dengue volta com gás total. “Isso porque a larva desse inseto aproveita-se do calor e da água acumulada pelas chuvas para se multiplicar e, assim, ampliar sua circulação”, explica. Por isso, não deixar água parada nem manter objetos que possam acumular água no quintal, encher de areia os vasos de plantas, tampar as caixas d’água, acomodar o lixo em local apropriado são cuidados essenciais, que devem ser contínuas de janeiro a janeiro.
De acordo com o Setor da Vigilância Epidemiológica, de janeiro a junho, o município registrou mais de 228 casos de dengue com maior concentração de registros no primeiro quadrimestre do ano.
Confira algumas dicas para combate ao mosquito da Dengue
Caixa d’água: Mantenha a sua caixa d’água sempre muito bem tampada. Pratinho de vaso de planta ou de xaxim, dentro e fora de casa: Escorra a água. Coloque areia até a borda do pratinho Lixeira dentro e fora de casa: feche bem o saco plástico e mantenha a lixeira tampada. Tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável ou qualquer outro objeto que possa acumular água: coloque tudo em um saco plástico, feche bem e jogue no lixo. Vasilhame para água de animal doméstico: Lave com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana. Vaso sanitário: Deixe a tampa sempre fechada. Ralo de cozinha, de banheiro, de sauna e de ducha: Verifique se há entupimento. Se houver, providencie o imediato desentupimento. Se não estiver utilizando, mantenha - os fechados. Bandeja externa de geladeira: Retire sempre a água. Lave com água e sabão. Suporte de garrafão de água mineral: Lave bem o local onde a água fica acumulada sempre que for trocar o garrafão. Lago, cascata, espelho d’água decorativo: Mantenha sempre limpo. Crie peixes, pois eles se alimentam de larvas. Se não quiser criar peixes, mantenha a água tratada com cloro ou encha de areia. Entulho e lixo: Evite acumular entulho e lixo. São focos de dengue. Piscina: Trate a água com cloro, mantendo sempre acima de 2.0 ppm. Limpe uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra bem. Se estiver vazia, coloque um quilo de sal no ponto mais raso. Calha de água da chuva: Verifique se não está entupida. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água. Laje: Retire a água acumulada. Caco de vidro no muro: Coloque areia naquele que possa acumular água. Pneu velho: Caso realmente precise mantê-lo, guarde em local coberto. Garrafa de vidro ou pet, balde, vaso de planta: Guarde vazio e com a boca para baixo.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1247:primavera-exige-cuidados-redobrados-no-combate-a-dengue&catid=41:noticias-2015&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email