Prefeitura investe em nova área de lazer
Publicado em: 07 de outubro de 2015
Crianças brincando no playground. Jovens e adultos praticando ginástica ao ar livre. Há muito tempo, os moradores do Residencial dos Cambarás, desejavam em ter um espaço voltado ao lazer e a prática de atividade física. Por isso, a Prefeitura de Ipeúna está investindo na implantação de mais uma praça no município, na Travessa Juno Gil de Lima, num área total de 3.151,53 m² que contemplará não só a diversão, mas também a atividade física com a instalação de playground e academia ao ar livre.
De acordo com a secretária de Projetos e Obras Maria da Graça Guilherme Favarin, a praça terá toda a infraestrutura necessária, como iluminação, área de passeio, canteiros, acessibilidade, bancos, lixeiras, playground e academia ao ar livre. “Diversos serviços já foram executados na praça, como a implantação da iluminação, o plantio de árvores, a demarcação dos bancos e dos brinquedos do playground, entre outros”. Os serviços estão sendo realizados pelas equipes da Secretaria de Projetos e Obras.
O playground contará com sete brinquedos: balanço de quatro lugares. Prancha vai-vem, carrossel, carrossel de dois lugares, gaiola, escada, escorregador e gangorra. Já a academia terá os seguintes aparelhos: abdominal, simulador de cavalgada simples, simulador de cavalgada duplo, simulador de percurso, prancha lateral, elíptico, esquiador e peitoral. Esta será a segunda academia ao ar livre do município. Em agosto passado, foi inaugurada a primeira academia no bairro Portal dos Nobres.
O prefeito Ildebran Prata afirma que as praças são os pontos de encontro mais democráticos da comunidade. “As praças são os espaços onde as crianças brincam, jovens e adolescentes se reúnem, pessoas de todas as idades fazem caminhadas, exercícios, enfim, todos participam. Por isso, a nossa preocupação na implantação e, especialmente, na manutenção e conservação destes espaços", afirma.
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura investiu na construção e manutenção de praças em bairros como o Jardim dos Ipês, Altos de Ipeúna e Residencial dos Cambarás, garantindo mais áreas de lazer e áreas verdes à população.
A construção destes espaços também atende à legislação de Parcelamento de Solo Urbano, que determina que todo o loteamento deve ter uma porcentagem de área destinada à área de lazer. De acordo com a Secretaria de Obras e Projetos, a legislação prevê que 20% da área total de um loteamento sejam destinadas à construção de área de lazer.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email