Fundação Mokiti Okada recebe alunos da EMEIEF “Ildebran Prata”
Publicado em: 23 de setembro de 2015
Com o objetivo de proporcionar a observação de todo o processo das plantas, desde o plantio à colheita, incentivando os hábitos alimentares saudáveis, os alunos do Pré II do período da manhã, da EMEIEF “Ildebran Prata”, participaram, na quarta-feira (23), de um passeio pedagógico ao Centro de Pesquisa da Fundação Mokiti Okada. Esta é a segunda turma de alunos que visita o Centro de Pesquisa, a primeira visita ocorreu no último dia 9. A iniciativa faz parte de projeto sobre Meio Ambiente desenvolvido pela escola.
O Centro de Pesquisa Mokiti Okada desenvolve pesquisa e difunde tecnologias para a agricultura e pecuária sustentáveis embasado na Agricultura Natural, modelo preconizado por Mokiti Okada (Japão, 1882-1955). As atividades experimentais são desenvolvidas em uma área de oito hectares certificada pelas normas brasileiras de agricultura orgânica, localizada na fazenda do Pólo de Agricultura Natural, em Ipeúna.
Durante a visita, os alunos assistiram a um vídeo com importantes informações sobre alimentos saudáveis e plantados sem o uso de agrotóxicos. “Em seguida, em um espaço coberto e amplo, puderam conhecer algumas sementes e a sua planta já formada, como o milho, o alface e o tomate”, explicou a coordenadora pedagógica da escola Jeane Magrini Callegaro.
A visita contemplou não só a teoria, mas principalmente, a prática. Acompanhadas por funcionários do Centro de Pesquisa, as crianças receberam bandejas, terra para plantio e sementes de tomate e, em grupos menores, plantaram as sementinhas, as quais também foram regadas pelas próprias crianças. “Foi uma vivência muito interessante, esses momentos favorecem o desenvolvimento das crianças em todas as áreas; é a partir de propostas que envolvam o concreto e que possibilitem a vivência e a experimentação de forma prazerosa, que o aprendizado acontece de fato”, esclarece Jeane.
Após a pausa para o lanche, as crianças visitaram as estufas com as plantas que já estão produzindo: tomates, pimentão, cenoura, entre outras. Ao final da visita, as crianças foram presenteadas com as sementes plantadas por elas nas bandejas, tendo sido separadas bandejas para a observação em sala de aula do processo de germinação. Além disso, também ganharam tomates-cereja, distribuídos entre elas para levar para casa.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1238:fundacao-mokiti-okada-recebe-alunos-da-emeief-ildebran-prata&catid=41:noticias-2015&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email