Ipeúna vacina meninas contra o HPV
Publicado em: 17 de setembro de 2015
Com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção e combate ao câncer do colo do útero, a Secretaria de Saúde de Ipeúna, por meio do Setor de Vacinação, dá continuidade à estratégia de imunização contra o HPV. O atendimento é das 7h às 15h30, na Estratégia de Saúde da Família (ESF), de segunda à sexta-feira.
Devem ser vacinadas meninas na faixa etária entre 9 e 11 anos, 11 meses e 29 dias. De acordo com Silvana Pazetto, responsável pelo Setor de Vacinação, é importante a apresentação da caderneta de vacinação para garantir a imunização das meninas. “As meninas que tem a caderneta com vacina agendada para os 15 anos devem ser imunizadas aos nove, por isso, é importante que os pais estejam atentos ao calendário de vacinas”, observa.
O vírus é muito contagioso, sendo possível a contaminação com uma única exposição. A transmissão do HPV ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma é pela via sexual. Estima-se que entre 25 e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial estejam infectados pelo HPV.
Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento câncer do colo do útero. Estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1235:ipeuna-vacina-meninas-contra-o-hpv&catid=41:noticias-2015&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email