Cartórios da Baixada Santista cadastram para biometria
Publicado em: 09 de setembro de 2015
Eleitores já podem procurar unidades para evitar filas quando a medida passar a ser obrigatória
Os eleitores da Baixada Santista já podem fazer o cadastro biométrico nos cartórios eleitorais. Para evitar filas quando a medida passar a ser obrigatória, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) já implantou o sistema de cadastramento em todo o Estado.
Na região, são 1,3 milhão de eleitores que devem ter suas impressões digitais registradas. Para o cadastramentoo, é preciso fazer o agendamento pelo site do TRE-SP , no link Agende aqui o seu cadastramento.
Com a data marcada, o eleitor deve ir ao cartório levando documento com foto, comprovante de residência e o título eleitoral, se tiver. Para o primeiro título dos homens, é necessário também o comprovante de quitação do serviço militar.
Na Baixada, o movimento para a digitalização dos dados ainda não é grande.
“Desde o dia 26 já está sendo feito o cadastro biométrico. Mas temos feito, principalmente, transferências e emitido novos títulos. São poucos os que vêm apenas para fazer o registro digital”, explica Miguel dos Santos Freitas, chefe do cartório da 119ª zona eleitoral, em Cubatão.
Ele afirma que o cadastramento dura aproximadamente 20 minutos. “Colhemos as impressões dos 10 dedos das mãos, fazemos foto digital e assinatura”, conta Freitas.
No Guarujá, a procura pelo cadastro também não é grande. “Já estamos aptos para fazer a biometria, mas ainda numa fase de testes”, afirma Claudia Fagundes Friedmann, chefe do cartório da 212ª zona eleitoral, em Guarujá.
Quem vai tirar o título pela primeira vez ou fazer transferência de domicílio ou alguma revisão de dados no cartório, já passa pelo cadastramento biométrico.
Campanha
Para fazer com que o eleitor não deixe para a última hora o recadastramento, o TRE-SP deve lançar até o início de outubro uma campanha para orientar e convidar os cidadãos a fazer o agendamento.
“Estamos adiantando esse trabalho para não causar transtornos aos eleitores, tendo em vista nosso expressivo eleitorado”, diz o presidente do TRE-SP, o desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro.
O serviço ainda não será usado em 2016 nas cidades da região. Segundo a assessoria de imprensa do TRE-SP, apenas os 15 municípios paulistas que já utilizaram o sistema para confirmar a identidade do eleitor no momento do voto em 2014 (Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna , Itirapina, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Nuporanga, Sales Oliveira, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Vinhedo) devem voltar a utilizar a biometria no próximo ano.
A previsão do Tribunal Superior Eleitoral é de que todo o eleitorado do Brasil seja recadastrado até 2018.
Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/cartorios-da-baixada-santista-cadastram-para-biometria/?cHash=67dd81491ec7a6142d9ff4ae13df9ed3
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email