Pressão
A decisão da Monsanto de retirar sua oferta pela Syngenta coloca mais pressão sobre a administração da companhia suíça, que precisa mostrar resultados num momento desfavorável para o setor agrícola. Em julho, a Syngenta reportou queda de 12% em seu lucro no primeiro semestre, e alguns acionistas se mostraram descontentes com a decisão da companhia de não iniciar negociações com a Monsanto. (Estadão Conteúdo)
Plurianual
A ministra Kátia Abreu se reuniu pela primeira vez, nesta quarta-feira (26), em São Paulo, com o grupo de alto nível criado para discutir a Lei Plurianual Agrícola (LPA). “Neste primeiro encontro, começamos a desenhar os pilares para termos um planejamento estratégico de longo prazo para a agricultura brasileira”, destacou a ministra. Os integrantes do grupo de trabalho têm seis meses para elaborar uma proposta de projeto de lei. (Mapa)
Café
As primeiras floradas de café robusta da temporada 2016/17 já têm sido observadas no Espírito Santo e em Rondônia. As atenções se voltam para o “pegamento” dessas flores e, consequentemente, à capacidade de produção na safra. Segundo agentes capixabas, as floradas estão muito boas se comparadas às de anos anteriores, o que deve estimular produtores a realizar os tratos culturais recomendáveis. (Cepea)
Paranaguá
A movimentação de grãos pelo corredor de exportação do Porto de Paranaguá entre agosto e outubro deve ser 71% superior ante igual período no ano passado e atingir 5,48 milhões de toneladas de grãos, disse a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) nesta quarta-feira, 26. Segundo a Appa, o aumento das exportações de milho safrinha e de soja explica o movimento de navios graneleiros. (Estadão Conteúdo)
Kosher
A Korin, companhia brasileira de alimentos orgânicos e carnes sem antibiótico, com sede em Ipeúna, SP, fechou parceria com a Livenn, empresa voltada à comunidade judaica, para elevar sua participação no segmento kosher. Para isso, construirá uma segunda unidade de abate, financiada pela Livenn. (Valor Econômico)
Além do teto
Os financiamentos destinados às operações de custeio, investimento e comercialização da agricultura empresarial na safra 2014/2015 alcançaram R$ 158 bilhões, o que corresponde a 101,3% do total disponibilizado no Plano Agrícola e Pecuário (PAP), de R$ 156 bilhões. O valor ficou acima do destinado ao PAP no ciclo agrícola passado porque alguns agentes financeiros ofereceram recursos além do volume programado. (Mapa)
Recuperação
A Dedini, indústria voltada à fabricação de equipamentos para o segmento sucroalcooleiro, pediu recuperação judicial no dia 24 na 2a. Vara Cível de Piracicaba, SP. (Valor Econômico)
Fonte: Portal DBO
Fonte: http://www.portaldbo.com.br/Agro-DBO/Noticias/Da-mesa-do-editor/13663