Com o objetivo de abrir espaço para os alunos apresentarem suas sugestões, dúvidas e até modificações ou reclamações, a Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) de Ipeúna vem realizando assembleias periódicas com os alunos eleitos representantes de classe. A ideia, segundo a coordenadora pedagógica Maria Carolina Pereira, surgiu durante uma reunião dos professores em horário de trabalho pedagógico coletivo, o chamado HTPC.
“O objetivo é estimular o desenvolvimento do cidadão, construindo conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo”, explica Maria Carolina. Ela observa que todas as sugestões ou reclamações são debatidas e atendidas pela direção da EMTI na medida do possível. Maria Carolina comenta que as assembleias tratam de assuntos do dia-a-dia escolar, com ênfase na melhoria do desenvolvimento das atividades escolares e do bom funcionamento da escola.
A segunda assembleia ocorreu na última quinta-feira (14), e reuniu os representantes que ouviram a pauta preparada pelos alunos do 2º B e do 5º A. “Algumas coisas estão dentro de nosso alcance, porém outras temos que encaminhar para os responsáveis de outros setores, mas existe uma devolutiva de todos os assuntos”, completa.
Para a realização das assembleias, foram eleitos dois representantes de cada uma das dez classes existentes na EMTI, que atende aproximadamente 205 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “As assembleias acontecem a cada quinze dias e todos os representantes participam, mas, apenas, os representantes de duas salas de aula, por assembleia, têm direito à palavra”.
Fonte:
http://ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1163:emti-promove-assembleias-para-ouvir-alunos&catid=41:noticias-2015&Itemid=37