Dengue vira tema de jogo de tabuleiro nas mãos de artesão campineiro
Publicado em: 29 de março de 2015
Ideia surgiu há dois meses e já possui conjunto de regras finalizado. Jogadores são agentes de saúde na brincadeira colaborativa gratuita. Protótipo do jogo "Todos Contra a Dengue!" com as ideias principais do tabuleiro (Foto: Wagner Gerlach)
O avanço dos casos de dengue no estado de São Paulo motivou o artesão Wagner Gerlach, de 58 anos, a transformar o assunto de saúde pública em uma atividade lúdica e de conscientização. Integrante do Clube do Tabuleiro de
Campinas (SP), ele trabalha para finalizar um jogo no qual os participantes simulam o combate de focos da doença em diversas cidades paulistas.
Colocar a Dengue em um Jogo, é uma boa forma de colocar à mesa, um assunto extremamente importante e com difícil solução"
Wagner Gerlach
Chamado "Todos Contra a Dengue", o jogo de tabuleiro, que tem regras finalizadas, será disponibilizado gratuitamente para impressão a partir de abril, segundo Gerlach.
"Possui uma certa complexidade, mas é por conta do tipo moderno que a maioria das pessoas não está acostumada a jogar", avaliou o idealizador. Apesar disso, o artesão afirmou que a mecânica da brincadeira é simples.
Pensamento colaborativo
O criador do jogo explicou que o tema foi colocado de maneira ampla no tabuleiro e vencer a partida depende da estratégia e do pensamento colaborativo. Até meados de março, dez pessoas haviam participado de testes para avaliar a jogabilidade.
Ainda segundo o artesão, a idade recomendada para o jogo da dengue é partir de 8 anos e cada partida dura entre 1h e 1h30.
A ideia
Wagner conta que já criou outros jogos antes do "Todos Contra a Dengue!", com temas e complexidade variados. A ideia surgiu do aumento no número de casos da doença na região de Campinas em 2015. É o segundo ano consecutivo que a cidade vive uma epidemia. Um das referências no desenvolvimento do jogo foi o "Pandemic", por se tratar de combate à um vírus.
Epidemia
Com o pior primeiro bimestre desde 1998 em casos de dengue, com 4.186 confirmações, as próximas semanas são essenciais para saber qual o tamanho da epidemia da doença em Campinas (SP) em 2015, segundo o médico epidemiologista André Ricardo Ribas Ribeiro.
Nos dois primeiros meses do ano passado foram 1.922 registros. No acumulado até o dia 26 de março, o município registrava 7.756 casos positivos. Já a Secretaria Estadual da Saúde contabilizou neste sábado (28) 8.963 pessoas infectadas.
Além de Campinas, estão enfrentando epidemias na região as cidades de Elias Fausto (SP), Itapira (SP), Mogi Guaçu (SP), Lindóia (SP), Sumaré (SP), Amparo (SP), Artur Nogueira (SP), Iracemápolis (SP), Ipeúna (SP) , Estiva Gerbi (SP) e Jaguariúna (SP).
Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2015/03/dengue-vira-tema-de-jogo-de-tabuleiro-nas-maos-de-artesao-campineiro.html
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email