Vigilância Sanitária faz orientação em postos de combustíveis
Publicado em: 20 de março de 2015
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e da Estratégia de Saúde da Família (ESF), realizou na quarta-feira (18) a campanha “Não Passe do Limite! Complete o tanque até o automático”. O objetivo é alertar dos prejuízos à saúde para quem enche demais o tanque de combustível. "Essa é uma medida de prevenção de saúde, para se evitar possíveis riscos de contaminação e intoxicação por substâncias que fazem parte da composição da gasolina," explica o técnico da Vigilância Sanitária (VISA) Miguel Carlos de Lima.
Durante a abordagem, que ocorreu nos dois postos de combustíveis da cidade, Miguel juntamente com a coordenadora da ESF, Renata Abdalla Zani, deram orientações aos frentistas, proprietários e gerentes dos estabelecimentos comerciais sobre os riscos causados pela inalação de vapores de combustíveis durante o abastecimento de veículos. Os clientes que abasteciam seus veículos no momento também foram orientados. Nos locais visitados foram distribuídos e afixados materiais i nformativos.
“Os veículos devem ser abastecidos somente até o travamento automático das bombas”, explica o técnico da VISA. O vapor da gasolina contém diversas substâncias tóxicas. Em curto prazo de tempo, os vapores inalados podem provocar dor de cabeça, sonolência, tontura, náusea, vômito e irritação das vias respiratórias, pele e olhos. Já em longo prazo, pode gerar danos ao fígado e aos sistemas nervoso central e sanguíneo, câncer, defeitos genéticos e infertilidade. Os excessos também são prejudiciais ao meio ambiente.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1127:vigilancia-sanitaria-faz-orientacao-em-postos-de-combustiveis&catid=41:noticias-2015&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email