Ações para combater crise hídrica são discutidas em Bragança
Publicado em: 02 de fevereiro de 2015
Preocupados com a crise hídrica em São Paulo, representantes dos municípios da região que compõe o Sistema Cantareira - Bragança Paulista, Caieiras, Franco da Rocha, Joanópolis, Nazaré Paulista, Mairiporã, Piracaia, Vargem, Santa Isabel, Bom Jesus dos Perdões, Igaratá, Jarinu, Atibaia, Extrema, Camanducaia, Itapeva, São Paulo e Sapucaí-Mirim – estiveram reunidos na última sexta-feira (30) com autoridades, ambientalistas, associações, parlamentares e entidades que defendem o meio ambiente. A finalidade do encontro realizado em Bragança Paulista foi discutir e propor uma carta de intenções sobre como implementar políticas e ações para a grave crise hídrica no Estado e a necessidade de transformar projetos pilotos bem sucedidos em políticas públicas efetivas de conservação e produção de água para enfrentamento e superação da crise hídrica.
A minuta prevê ações dos governos dos Municípios, Estado e Federação. Um dos aspectos mais importantes do documento é o cumprimento do Código Florestal e a redução do tempo de recuperação com incentivo público. A obediência às leis vigentes é outro mecanismo que pode evitar desmatamentos, incêndios e outros danos ambientais. O documento também proõe o cruzamento de ações educativas, capacitação de gestores, orientação para o planejamento econômico/ambiental da propriedade rural, recursos para recuperação e conservação de APPs (Áreas de Preservação Permanente), entre outras medidas.
O contou com a presença do deputado estadual Aldo Demarchi - um dos coordenadores da Frente Parlamentar de Apoio à Agricultura Orgânica e Defesa da Agroecologia no Estado de SP -, que defendeu, no debate, a recuperação das nascentes e olhos d'água, que são responsáveis pelo abastecimento de pequenos riachos que ganham volume até chegar aos grandes rios e represas.
O deputado falou por cerca de 15 minutos, apresentou vídeo onde mostrou experiência de reflorestamento de nascente em sua propriedade que há duas décadas estava praticamente seca sem a proteção vegetal. Reflorestada e protegida, mesmo em época de longa estiagem, como vem se repetindo nos últimos 15 anos, a nascente aumentou a vazão. Demarchi também apresentou Projeto do ambientalista Pedro Diesel para recuperar nascentes, como uma ideia alternativa bastante simples, viável e barata.
Diesel vem se destacando ao recuperar nascentes assoreadas, pisoteadas por animais, cobertas por vegetação, etc. "Se as nascentes forem recuperadas, as águas dos rios aumentarão, porque elas é que dão vida e saúde aos rios", afirmou o ambientalista em reportagem publicada no jornal Estado de S. Paulo. O envelopamento” da nascente é feito basicamente com a limpeza, formatação da vala e a construção de uma caixa em volta do olho d'água com aplicação de pedra e solo cimento. Sem o reflorestamento e os cuidados a nascente pode diminuir a vazão, secar ou desaparecer completamente. “A partir do momento em que há assoreamento a água deixa de fluir”, esclarece Pedro Diesel.
De Ipeúna se fizeram presentes os vereadores Alécio Pazetto e Adilson do Portal. O vereador Geraldo Voluntário representou Rio Claro. Eles destacaram que a proteção dos rios e nascentes é de natureza pública, e que na atual crise a o conceito ganha dimensão de cidadania e necessita de políticas que envolvam diversos setores da sociedade, que se estabeleçam limites, leis e incentivos a quem protege a água. Voluntário levou estudo detalhando as nascentes no município e disse que a população, entidades, parlamentares prefeitos precisam estar atentos para que aprendem com a crise e busquem soluções para que a água possa ser preservada.
Além de prefeitos e parlamentares assinaram a minuta da carta o Instituto Kairós, AAO- Associação de Agricultura Orgânica, IPÊ Instituto de Pesquisas Ecológicas, SOS Mata Atlântica, Greenpeace, Asharan Saccha Mission. O encontro teve a colaboração da Prefeitura de Bragança Paulista/Secretaria de Meio Ambiente, Aliança pela Água, Centro Paula Souza, Plataforma de Apoio à Agricultura Orgânica no Município de São Paulo, Frente Parlamentar de Apoio à Agricultura Orgânica e Defesa da Agroecologia no Estado de SP, Instituto 5 Elementos, Instituto Auá e Iniciativa Verde, CPORg-SP.
Fonte: http://www.canalrioclaro.com.br/noticia/24302/acoes-para-combater-crise-hidrica-sao-discutidas-em-braganca.html
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email