Ipeúna 50 anos: Inaugurada nova escola municipal “Maria Luisa Zanoni Prata”
Publicado em: 04 de fevereiro de 2015
O prefeito Ildebran Prata e a primeira-dama Maria Luisa Prata inauguraram no sábado (31), a mais nova e moderna escola de educação infantil de Ipeúna, a EMEI “Maria Luisa Zanoni Prata”, localizada na Rua Joaquim Gomes Ferreira nº 875, bairro Altos de Ipeúna.
“Hoje estou muito feliz e bastante emocionado por receber todos vocês aqui. A Educação sempre foi uma das premissas em todas as minhas gestões. Criei as quatro escolas existentes no município e a primeira escola de educação infantil da região. É um prazer e um orgulho, no ano do cinquentenário de Ipeúna, entregar mais uma escola de educação infantil para a população. É mais um sonho realizado”, afirmou o prefeito Ildebran durante a solenidade de inauguração da escola.
O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Meio Ambiente, Tiago Alves de Souza, destacou a homenagem à 1ª dama Maria Luisa Zanoni Prata, presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) como reconhecimento por uma trajetória de vida e trabalho voluntário pautados pela busca do bem-estar da comunidade ao longo destes 25 anos à frente do FSS. “Ainda muito jovem, dona Maria Luisa já trabalhava em favor dos mais necessitados e também dos portadores de necessidades especiais”, salienta.
Bastante emocionada, a primeira-dama agradeceu a homenagem e também a Deus que “tem me dado força, alegria e muita paz para trabalhar, buscando sempre melhorar a qualidade de vida da população ipeunenses, especialmente aos idosos e às crianças”. Dona Maria Luisa ainda lembrou-se do exemplo deixado pelo pai, o de sempre buscar o bem-estar do próximo e do apoio da mãe, dona Páscoa, também presente ao evento.
O deputado Aldo Demarchi comentou a importância da obra para o bem-estar da população. “Ipeúna é uma cidade privilegiada, tenho orgulho de colaborar para o seu crescimento, pois tem o Executivo e o Legislativo atuando em prol dos anseios e necessidades da comunidade. Ao realizar essa obra, o prefeito não está pensando só no presente, mas está investindo no futuro das novas gerações ipeunenses”.
Em seu discurso, o vice-prefeito José Antonio de Campos exaltou os investimentos que vêm sendo realizados na Educação. “Hoje, os governos do Estado e Federal impõem aos municípios disponibilizarem creches para todos, mas Ipeúna inaugurou sua primeira creche em 1998 e, desde então, oferece transporte escolar gratuito, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, recursos humanos e instalações adequadas para garantir uma educação de qualidade. Que a nova EMEI Maria Luisa Zanoni Prata seja o berço do crescimento de Ipeúna”.
Após a cerimônia, o prefeito convidou todos os presentes para conhecerem as novas instalações. Para a dona de casa Nilde Santana de Matos, essa obra era o que Ipeúna precisava. “A população ipeunense merece ter à sua disposição serviços de qualidade. Acredito que esse novo espaço fará a diferença para a Educação no município”, afirmou enquanto passeava pelas novas instalações. Cleici Pereira de Jesus também aprovou o investimento na EMEI, onde deixará a filha de 12 meses para trabalhar. “Acredito que se pudesse pagar para deixar minha filha em uma creche não encontraria lugar melhor do que esse em toda a região. A escola é maravilhosa”, afirmou.
O ex-deputado federal e superintendente de Integração do Serviço Social da Indústria (SESI), José Felício Castellano, o "Gijo”, destacou a funcionalidade das instalações. “A arquitetura moderna e inovadora, com pátio central, salas amplas e bem iluminadas e ventiladas são muito funcionais e favorecem a sociabilização e integração das crianças, criando um ambiente que favorece o desenvolvimento das crianças”, observou.
Para o diretor do Centro de Atividades do Sesi Rio Claro José Luís Gonzaga Renosto, os espaços são ideais para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. “É uma bela obra” . Já a coordenadora de Ação Social do município de Corumbataí afirmou “é uma obra de 1º mundo, muito bonita, uma construção forte e totalmente projetada para a faixa etária”.
O município investiu cerca de R$ 2,5 milhões em recursos próprios e tem 1.214,43 m² de área construída, organizada em salas de aulas, dormitórios, refeitório, cozinha, lactário, videoteca, biblioteca, brinquedoteca, lavanderia, despensa, banheiros, áreas administrativas, áreas de serviços. Outra novidade está nas áreas de lazer que, além do playground externo, conta com playground interno com gramado sintético, localizado sob a torre com cobertura de policarbonato. A unidade tem capacidade para atender 200 crianças, dos nove meses aos três anos de idade, nos níveis: berçário I, berçário II, maternal I e maternal II.
"O espaço foi construído especialmente para os pequenos cidadãos do município, contribuindo, assim, com o processo ensino-aprendizagem", ressalta a secretaria de Obras e Projetos Públicos de Ipeúna, Maria da Graça Guilherme Favarin. Para a diretora da nova Emei, Rosangela Penteado, a nova unidade não é apenas uma obra de estrutura física, mas um reflexo da política de educação municipal, de modernizar a rede de ensino pensando no cidadão e, paralelamente, proporcionar as melhores condições para alunos e educadores.
Também prestigiaram a cerimônia, o presidente da Câmara de Vereadores Alécio Pazetto, os prefeitos Vicente Rigitano, de Corumbataí, e José Henrique Piazza, de Itirapina, a presidente da Câmara de Itirapina Mari Leila Bacciotti Cândido, representando o prefeito de Itirapina José Maria Cândido, vereadores, secretários e servidores municipais, pais de alunos da escola, alunos e a população em geral.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1081:ipeuna-50-anos-inaugurada-nova-escola-municipal-maria-luisa-zanoni-prata&catid=41:noticias-2015&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email