Mais de 1.600 alunos voltam às aulas nesta segunda-feira
Publicado em: 28 de janeiro de 2015
O ano letivo de 2015 na rede municipal e estadual de Ipeúna começa na segunda-feira (02), para 1.651 alunos matriculados na rede pública de Ensino.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 871 crianças estão matriculadas na rede municipal de Ensino, que atende da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, e; 748 alunos estão matriculados na rede estadual, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Nos primeiros dias deste ano letivo, os alunos da moderna EMEI “Maria Luisa Zanoni Prata” - que será inaugurada no sábado -, serão envolvidos em atividades diferenciadas, no chamado período de adaptação. No total, 193 crianças, de nove meses a três anos, estão matriculados na escola. “Na segunda e terça-feira, as crianças terão horário especial de adaptação ao ambiente escolar, sendo das 7h às 9h30”, explica a diretora Rosangela Penteado. Ela ressalta que para a primeira semana foram programadas atividades especiais de acolhimento e reconhecimento da escola. “Serão atividades lúdicas, dinâmicas e apropriadas ao interesse de cada faixa etária”.
Já a coordenadora pedagógica da EMEIEF “Ildebran Prata” Jeane Magrini Callegaro informou que a escola montou um guia com algumas orientações e dicas aos pais para esta volta às aulas. A escola atenderá 185 alunos, na Educação Infantil (Pré I e Pré II). “Neste ano, não teremos horário especial para adaptação dos alunos, que será tratada individualmente, analisando a cada caso . Orientamos que a mãe ou o pai (ou o adulto que a acompanha) permaneça junto à criança, somente em casos de necessidade e no primeiro dia. Caso seja necessário, entraremos em contato imediatamente, solicitando a sua presença”, explica Jeane.
A volta às aulas na Escola Municipal de Tempo Integral - cujas obras de adequação foram concluídas no início do mês -, e EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” neste ano terá uma novidade: o atendimento aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental; até o ano passado, ambas escolas atendiam alunos a partir do 2º ano. A EMTI, que atenderá 205 crianças, prepara uma acolhida especial aos alunos, com o objetivo de promover a socialização entre os novos alunos e os já pertencentes à escola, explica a diretora Andrea Ortolan.
O mesmo acontecerá na EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”, que neste ano receberá 320 alunos. As atividades de recepção aos alunos também se darão com atividades em sala de aula, além de reunião de pais e alunos para uma maior integração das partes, segundo a vice-diretora Arlete Mariuza Mathias. Já a Escola Estadual “Professor Marcelo de Mesquita” atenderá 748 alunos, matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
o período de 27 a 30 de janeiro, os coordenadores pedagógicos e professores da EMEI “Maria Luisa Zanoni Prata”, EMEIEF “Ildebran Prata”, EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” e Escola de Tempo Integral (EMTI) reuniram-se nas unidades de ensino para o planejamento do ano letivo. Na abertura dos trabalhos, palestra com o médico Adalberto Alves.
O secretário de Educação Tiago Alves de Souza orienta aos pais de alunos a estarem atentos a algumas questões: acompanhar o calendário escolar, atender às convocações feitas pela escola e, principalmente, “maior envolvimento na vida escolar das crianças, em especial na frequência às aulas, a fim de estabelecer um vínculo com a instituição de ensino”.
Para atender a essa demanda, o Setor de Transporte Escolar da Prefeitura também já disponibilizou uma frota de 32 veículos, sendo 11 ônibus, nove micro-ônibus, e oito peruas Kombi, que farão o transporte dos alunos da rede municipal de Ipeúna. Também compõem a frota do transporte escolar quatro vans, destinadas ao transporte de alunos matriculados em instituições de nível superior na região.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1078:mais-de-1600-alunos-voltam-as-aulas-nesta-segunda-feira&catid=41:noticias-2015&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email