Um dos principais cartões postais de Ipeúna, o Parque Ecológico “Henrique Barbetta”, também conhecido como Salto do Nhô Tó, vem ganhando vários investimentos da atual gestão administrativa. A mais nova atração é um monjolo artesanal em tamanho natural, cuja construção foi concluída no mês passado. Para o prefeito Ildebran Prata, o monjolo trouxe para o Parque um clima de nostalgia ao mesmo tempo em que resgata uma tradição do início do povoado que deu origem ao município de Ipeúna.
O monjolo, uma das máquinas hidráulicas mais simples inventadas pelo homem, é um engenho primitivo, movido à água e destinado a socar e moer grãos. A força da queda d'água o impulsiona como se fosse uma gangorra. De um lado, uma concha recebe a água até se encher totalmente. Isso faz com que a outra parte do monjolo, onde há uma estaca, se levante. Ao esvaziar a cuba, o movimento se inverte. E nesse sobe-e-desce, o grão vai sendo socado e moído dentro de um pilão.

A peça construída em madeira de eucalipto lima, por um artesão mineiro; já o piso foi feito por funcionários da Prefeitura, com pedras brutas retiradas de um antigo terreirão de café existente na Fazenda Santo Antônio do Rochedo, localizada na zona rural do município. A peça artesanal levou nove dias para ficar pronta e, embora, seja somente para apreciação dos visitantes funciona de verdade. De acordo com o servidor municipal Miguel Carlos de Lima, da Vigilância Sanitária, a água utilizada no funcionamento do monjolo é retirada do lago existente no Salto do Nhô Tó, por uma bomba. “A água utilizada pelo monjolo retorna para o lago, não havendo desperdício”.

Nos últimos anos, foram vários os investimentos realizados pela atual administração no Parque Ecológico, como plantio de várias mudas de árvores, entre elas, espécies frutíferas, além de obras de infraestrutura, como a recuperação de pontes, manutenção do play-ground e campo de futebol, e a construção de mais um quiosque, com sanitários e churrasqueira, e um barracão.
O Salto do Nhô Tó é a maior área de lazer do município, chegando a reunir centenas de pessoas nos finais de semana. No Salto do Nhô Tó, os ipeunenses e visitantes encontram locação perfeita para o lazer em família, piqueniques, caminhadas ecológicas e prática de esportes. Dotado de águas límpidas que brotam a menos de 5 km, o Parque Ecológico possui dois alqueires e meio de um ecossistema em perfeito equilíbrio, atraindo os moradores da cidade e os turistas que buscam em Ipeúna a tranquilidade de um lugar que sabe preservar os recursos naturais existentes.

Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=992:salto-do-nho-to-ganha-monjolo-artesanal&catid=38:noticias-2014&Itemid=37