Ipeúna faz alerta para uso consciente de água
Publicado em: 17 de outubro de 2014
Após participar de diversas reuniões entre o Conselho de Meio Ambiente, Consórcio PCJ e Ares-PCJ sobre o consumo de água em toda a região, a Prefeitura de Ipeúna intensifica o alerta à população para o uso racional da água.
Para isso, um carro de som está circulando por toda a cidade, solicitando à população que evite o desperdício. “Caso não haja redução no consumo de água será necessário implantar o racionamento de água, como já ocorre em muitas cidades da região”, afirma o secretário de Governo e Finanças, José Antonio de Campos.
Apesar da normalidade no abastecimento de água na cidade, Campos alerta que é fundamental que a população colabore evitando o desperdício de água. “Neste ano não tivemos problemas de falta de água (racionamento ou rodízio) em nossa cidade, mas muitas cidades da região já estão sem água potável. Precisamos economizar enquanto ainda temos água", destaca o secretário. Em Ipeúna, a captação de água é feita por meio de poços artesianos.
O técnico Miguel Carlos de Lima, do Setor de Vigilância Sanitária, dá algumas dicas para o bom uso da água:
Na hora de escovar os dentes, feche a torneira e só abra quando for enxaguar a boca. Em três minutos, você economiza até 18 litros de água. Ao lavar a louça, deixe a torneira fechada enquanto ensaboa e aproveite para enxaguar a louça de uma vez só. Com a torneira aberta, você desperdiça até 170 litros de água. Utilize sabão ou detergente biodegradáveis para não poluir os rios e lagos. Lave o carro com balde. Uma mangueira aberta por meia hora consome até 560 litros. A economia pode chegar a 520 litros de água. Lavar a calçada com mangueira é um grande desperdício. Utilize a vassoura, ou um balde com a água de lavagem de roupa. Assim, cerca de 120 litros de água deixam de ir para o bueiro. Banhos demorados gastam até 120 litros de água. Em um banho de 5 minutos você economiza energia e até 90 litros de água. Mantenha a válvula da descarga regulada ou troque os vasos sanitários por modelos mais eficientes para evitar vazamentos. Cada descarga pode consumir até 30 litros de água. As válvulas modernas e a caixa acoplada ao vaso descarregam apenas 6 litros por vez. O vaso a vácuo utiliza apenas 1 ou 2 litros de água. Feche bem a torneira após o uso. Uma torneira pingando gasta quase 50 litros por dia. Em filete, o desperdício chega a 750 litros e aberta, consome até 45 mil litros durante um dia. Molhe as plantas com um regador, de preferência, à noite ou ao nascer do dia. Com mangueira, o gasto chega a quase 200 litros em 30 minutos.
Poço artesiano localizado no Salto do Nhô Tó
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=990:ipeuna-faz-alerta-para-uso-consciente-de-agua&catid=38:noticias-2014&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email