Aumenta número de vítimas de queimaduras
Publicado em: 25 de setembro de 2014
A queimadura está entre as lesões mais comuns ocorridas dentro de casa – principalmente na cozinha. Seja por acidente ou descuido, as queimaduras fazem centenas de vítimas diariamente.
Só no mês de setembro, a Unidade de Saúde da Família (PSF) de Ipeúna, registrou o atendimento de 10 vítimas de queimaduras, o que de acordo com Renata Abdalla Zani, coordenadora da Unidade, é um número bastante elevado na comparação com meses anteriores.
“Atendemos uma vítima que foi atingida pelo fogo enquanto o marido acendia a churrasqueira com gasolina. Ela teve várias partes do corpo atingidas. Já o marido precisou ser transferido para atendimento na região em virtude da gravidade dos ferimentos. Substâncias como gasolina e álcool líquido não devem ser usadas para acender churrasqueira, prefira o álcool em gel”, explica Renata.
A coordenadora esclarece ainda que os outros casos de queimaduras registrados no município neste mês foram ocasionados por gasolina, café, gordura, eletricidade e leite. Ela observa que a maioria dos casos poderia ser evitada com medidas simples.
Renata chama a atenção também para a importância dos primeiros socorros em casos de queimadura. Ela afirma que não existe produto ou receita caseira que alivie na hora nem as dores e nem as lesões causadas pela queimadura. “Pelo contrário, passar qualquer coisa aumenta o risco de infecção por bactérias, já que a pele fica mais vulnerável, além de causar mais dor, já que para ser tratado adequadamente o ferimento precisa ser bem lavado”. Por isso, esclarece Renata, colocar leite, manteiga, óleo de comida, clara de ovo, creme dental, pó de café, entre outros produtos pode agravar a lesão.
“O ideal é sempre usar água para resfriar a área atingida até a chegada a Unidade de Saúde ou do SAMU, para evitar que as bolhas estourem e que a pele seja arrancada”, observa. Outro cuidado é retirar acessórios, como pulseiras e anéis, pois o corpo incha naturalmente após uma queimadura e esses objetos podem ficar presos.
Renata ressalta que quando assunto são as crianças, todo cuidado é pouco, por isso orienta. “Para proteger as crianças, é preciso retirá-las da cozinha toda vez que o fogão estiver ligado. Fósforos, isqueiro e produtos inflamáveis, como o álcool, devem ficar sempre em armários altos e trancados”. Confira algumas dicas de como agir com queimaduras:
• Evite tocar na área queimada e não coloque substâncias como café, manteiga, creme dental ou clara de ovo, pois essas substâncias podem agravar a lesão e atrapalhar o tratamento; • Se a queimadura for superficial deve-se resfriar a área queimada com água fria durante 15 a 30 minutos, ou até que o transporte para uma unidade de atendimento seja feito; • Ainda durante o transporte deve-se manter o ferimento protegido por uma compressa fria; • Evite o contato de gelo com a ferida, pois poderá causar mais agressão ao tecido, pela baixa temperatura; • Retirar anéis, pulseiras e roupas que não estejam grudadas antes que o local comece a inchar e formar bolhas; • Evite romper as bolhas, pois aumenta o risco de infecção; • Procure imediatamente assistência médica para o atendimento adequado. A Unidade Mista de Saúde está localizada na Rua Araripe Custódio da Fonseca nº 1100, no bairro Altos de Ipeúna, com atendimento 24 horas. O telefone é 3537.1319. Já o PSF está localizado na Avenida 3 nº 240, no Centro. O horário de atendimento é das 7h às 16h e o telefone 3576.1224.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=975:aumenta-numero-de-vitimas-de-queimaduras&catid=38:noticias-2014&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email