Força-tarefa combate incêndio de grandes proporções na Serra da Lapa em Ipeúna
Publicado em: 28 de agosto de 2014
Aproximadamente 175 alqueires de vegetação nativa, pastagem e plantação de eucalipto foram destruídos pelo fogo, durante incêndio que atingiu a Serra da Lapa, localizada entre os municípios de Ipeúna e Itirapina.
A informação é do Setor de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Ipeúna. O incêndio foi identificado na madrugada do domingo (24) e comunicado à Prefeitura por volta das 14h. O fogo foi controlado na tarde da terça-feira (26).
Segundo Miguel Carlos de Lima, técnico da Vigilância Sanitária, assim que foi informado do incêndio por um dos funcionários da Fazenda Rochedo, entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Rio Claro. “Porém, fui informado que naquele momento a corporação não dispunha de viatura para nos atender e me orientaram a ir até o local para uma avaliação do incêndio”, comenta.
Ao se aproximar da Serra, Lima constatou um incêndio de grandes proporções e solicitou apoio dos servidores municipais do Setor de Obras da Prefeitura de Ipeúna, além da colaboração das empresas Granelli e do Calcário Aurora, que cederam caminhões-pipa e da Prefeitura de Itirapina que também enviou homens para auxiliar os trabalhos. Moto-niveladora, retroescavadeira, caminhão-pipa, de propriedade da Prefeitura, e pequenos tratores, de produtores rurais, foram utilizados no combate ao incêndio. Proprietários das fazendas e moradores de Ipeúna também se mobilizaram na iniciativa.
Lima contou que houve dificuldade para conter as chamas, pois o fogo se alastrava rapidamente mata adentro, devido à vegetação estar muito seca por causa da estiagem, atingindo as fazendas São José da Glória, do Frota, São João da Lapa e Ciriana. “Dividimos a força-tarefa em três equipes, sendo: uma enviada para a Fazenda do Frota no município de Itirapina, outra para a Fazenda São José da Glória (Fazendão) e a última para a Fazenda São João da Lapa, ambas em Ipeúna”, explica.
No início as equipes da força-tarefa trabalharam com o intuito de combater as chamas. "A região é montanhosa e para chegar ao local foi preciso muita caminhada, além disso, não dispúnhamos dos equipamentos necessários ao combate do fogo, nem mesmo da técnica e dos equipamentos de segurança adequados a essa atividade, mas felizmente obtivemos êxito e o fogo foi controlado por volta das 15h da terça-feira (26)", revela.
A causa do incêndio ainda não foi identificada, mas Lima orienta à população que não faça fogo na região, pois o local é de difícil acesso. "Este período de estiagem é propício para que as chamas se alastrem rapidamente", alerta.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=960:forca-tarefa-combate-incendio-de-grandes-proporcoes-na-serra-da-lapa-em-ipeuna&catid=38:noticias-2014&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email