Sem PPP, Ipeúna deve atingir 100% antes de RC
Publicado em: 23 de julho de 2014
Avançam as obras de construção do Sistema de Afastamento e Tratamento de Esgoto Sanitário de Ipeúna. Uma vez finalizado, 10 toneladas por mês de carga orgânica que vem do esgoto doméstico serão 100% tratadas com 98% de eficiência
As obras foram retomadas em maio passado pela DRR Construções e Comércio Ltda. e após a limpeza do entorno da ETE, já estão em execução os serviços de melhoria e impermeabilização do fundo das lagoas, interceptor, guarita, casa de operação e a instalação de cercamento da ETE.
A obra está sendo realizada por meio de convênio com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos e faz parte do programa “Água Limpa” do DAEE, responsável pela implantação de sistemas de tratamento de esgotos em cidades com até 50 mil habitantes não atendidas pela SABESP.
Esta é a segunda etapa da ETE que prevê a construção de obras complementares ao sistema de esgotamento sanitário já existente no município. Serão construídos 804 metros de interceptores, uma estação elevatória de esgotos, 84 metros da linha de recalque, serviços complementares na ETE já existente e 258 metros de emissários de esgotos tratados.
O investimento do Estado será de R$ 3,7 milhões. A previsão é a de que as obras sejam concluídas em onze meses, após a emissão da ordem de serviço pelo DAEE. A primeira etapa das obras foi realizada em 2010 e exigiu investimentos da ordem de R$ 3,1 milhões na construção de oito lagoas.
O prefeito Ildebran Prata salienta a importância da obra que beneficiará 100% da população ipeunense. “Esta é uma obra de extrema importância para o nosso município, por isso, nos empenhamos muito ao longo dos últimos anos para a conclusão desta obra iniciada em 2010. A ETE vai complementar os serviços de distribuição de água que já realizamos 100%, contribuindo para a preservação e manutenção do meio ambiente, além de impactar na prevenção à saúde da população”, afirma.
Fonte: http://www.guiarioclaro.com.br/materia.htm?serial=206004088
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email