Ipeúna orienta sobre o uso consciente de água
Publicado em: 30 de julho de 2014
A Prefeitura de Ipeúna orienta a população a usar a água de maneira racional para evitar o desabastecimento em razão do longo período de estiagem que atinge a região.
Apesar da normalidade no abastecimento no município, o secretário de Governo e Finanças, José Antonio de Campos, frisa que é fundamental que a população colabore evitando o desperdício de água.
“Neste ano não tivemos problemas de falta de água (racionamento) em nossa cidade, mas é sempre bom ficarmos atentos, pois a escassez de água é algo que precisamos combater diariamente", destaca o secretário. Por esse motivo, um caminhão de som está alertando a população para o uso consciente da água.
Já o Setor de Vigilância Sanitária traz algumas dicas de como usar a água de maneira racional, como lavar carros e calçadas com balde em vez de usar a mangueira, fechar a torneira ao ensaboar a louça e ao escovar os dentes e consertar os vazamentos. “Atitudes simples fazem a diferença na conta de água e contribuem para a preservação desse recurso tão importante”, observa Campos.
Confira algumas dicas de consumo consciente.
Na hora de escovar os dentes, feche a torneira e só abra quando for enxaguar a boca. Em três minutos, você economiza até 18 litros de água. Ao lavar a louça, deixe a torneira fechada enquanto ensaboa e aproveite para enxaguar a louça de uma vez só. Com a torneira aberta, você desperdiça até 170 litros de água. E utilize sabão ou detergente biodegradáveis para não poluir os rios e lagos. Lave o carro com balde. Uma mangueira aberta por meia hora consome até 560 litros. A economia pode chegar a 520 litros de água. Lavar a calçada com mangueira é um grande desperdício. Utilize a vassoura, ou um balde com a água de lavagem de roupa. Assim, cerca de 120 litros de água deixam de ir para o bueiro. Banhos demorados gastam até 120 litros de água. Em um banho de 5 minutos você economiza energia e até 90 litros de água. Mantenha a válvula da descarga regulada ou troque os vasos sanitários por modelos mais eficientes para evitar vazamentos. Cada descarga pode consumir até 30 litros de água. As válvulas modernas e a caixa acoplada ao vaso descarregam apenas 6 litros por vez. O vaso a vácuo utiliza apenas 1 ou 2 litros de água. Feche bem a torneira após o uso. Uma torneira pingando gasta quase 50 litros por dia. Em filete, o desperdício chega a 750 litros e aberta, consome até 45 mil litros durante um dia. Molhe as plantas com um regador, de preferência, à noite ou ao nascer do dia. Com mangueira, o gasto chega a quase 200 litros em 30 minutos.
Fonte: http://ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=943:ipeuna-orienta-sobre-o-uso-consciente-de-agua&catid=38:noticias-2014&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email