Mais uma vez foi sucesso, a realização do Festival de Integração Musical de Ipeúna que reuniu bandas de várias cidades da região.
Em sua quarta edição, o Festival homenageou o maestro rio-clarense Jorge Geraldo e trouxe para o palco do Anfiteatro Municipal, uma mistura de gêneros musicais executados com perfeição, dos clássicos da MPB a consagrados temas compostos para o cinema e, sempre arrancando aplausos entusiasmados e elogios do público presente.
Participaram do evento, além da Banda Musical de Ipeúna, Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários de Rio Claro, Banda Mirim de Charqueada, Corporação Musical União Charqueadense , Corporação Musical Maestro Francisco Paulo Russo, de Araras, Banda Marcial Escola Senai de Americana, e a Banda Racional Universo em Desencanto, que com aproximadamente duas centenas de membros, entre porta-estandartes, porta-bandeiras, balizas, regentes e músicos, deu um maravilhoso espetáculo defronte ao Anfiteatro.
Para o prefeito Ildebran Prata eventos como este são importantes para a valorização e consolidação da cultura de bandas. ”É uma alegria muito grande podermos reunir essas bandas e divulgar a qualidade e o nível dos músicos, proporcionando um belo espetáculo à população”, salienta. Para o maestro Ricardo Abdalla, o evento surpreendeu pela seriedade e competência de todas as bandas envolvidas. “O Festival é uma oportunidade tanto para mostrar o próprio trabalho quanto para conhecer o trabalho de outros grupos. E como o nível das bandas era muito bom, esse intento foi realizado de forma muito eficaz”.
As bandas fizeram apresentações individuais e receberam troféu pela participação no evento. Entre os vários momentos emocionantes do Festival, destaque para a apresentação de todas as bandas tocando juntas, sob a regência do maestro Jorge Geraldo, que ainda incentivou a plateia a formar um grande coral e participar cantando a música “Carinhoso”. Para Jorge Geraldo, o Festival de Ipeúna é muito importante para a cultura de bandas. “Eventos como este contribuem muito para guardar a tradição das bandas, incentiva investimentos da iniciativa pública e privada e, principalmente, colaboram com a troca de informações, repertório e integração das bandas”, salienta o maestro.
A ipeunense Pamela Rafaela de Oliveira ficou maravilhada com o Festival. “Tudo muito lindo. É muito importante esse tipo de iniciativa”, afirmou encantada com a apresentação da Banda Racional Universo em Desencanto, que também desfilou por algumas ruas da cidade. Já o empresário Cláudio Spiller salientou o esforço e dedicação dos músicos integrantes das bandas. “A sintonia e união desses músicos nos mostram que se trabalharmos juntos podemos construir um mundo melhor através da cultura”.