Médico cubano inicia atendimento aos pacientes no PSF
Publicado em: 02 de julho de 2014
Depois de algumas semanas de adaptação e integração à estrutura da saúde do município de Ipeúna, o médico cubano Maikel Luis Rodrigues Oduardo, do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, iniciou o atendimento na Unidade de Saúde da Família (PSF). De acordo com a secretária de Saúde Patrícia Igesca, o médico vem reforçar a Atenção Básica de Saúde, que já conta com um profissional da área médica. “A principal diferença entre a Unidade Mista de Saúde (UMS) e o PSF é a proposta de trabalho. A estratégia do PSF possibilita um vínculo maior entre a comunidade e a unidade e também entre o médico e o paciente”, destaca.
Por isso, com base nos dados obtidos junto às agentes de saúde do PSF, desde o mês passado, os pacientes cadastrados na Unidade estão sendo classificados, de acordo com seu estado de saúde, e a consulta agendada no PSF ou na casa do paciente. O médico explica que os casos mais urgentes estão sendo atendidos prioritariamente, “é o caso de pacientes hipertensos, diabéticos e pessoas com colesterol alto, idosos, os acamados, adolescentes grávidas, entre outros, têm prioridade na consulta e encaminhamento para realização dos exames necessários”, comenta o médico Maikel.
Os acamados recebem a visita médica em casa, realizadas às segundas-feiras pelo médico cubano e pela médica Mariana Sartori. “O objetivo é acompanharmos mais de perto os pacientes graves”, esclarece. Para o médico cubano, a visita domiciliar é muito importante na estratégia de saúde da família. “É possível estabelecer um vínculo maior com o paciente, o que permite a prevenção da saúde de portadores de doenças crônicas e, principalmente, daqueles que têm dificuldade de ir à Unidade”, observa Maikel. Durante a visita domiciliar, os médicos são acompanhados por uma enfermeira e um agente comunitário.
A aposentada Júlia Piassa Pasetto, de 81 anos, aprovou a iniciativa. “Vai ser muito bom passar pelo médico sem precisar sair de casa”, afirmou ela após receber a visita do médico em sua casa, na segunda-feira (30). “Sempre que preciso ir ao médico é muito complicado, pois tem que chamar a ambulância e agora vai ficar mais fácil. Gostei”, afirmou.
O PSF mantém o atendimento na Unidade com estrutura completa e equipamentos adequados às necessidades dos pacientes, além de atendimento odontológico, por meio do Consultório Odontológico, e acompanhamento nutricional. Atualmente, 989 famílias estão cadastradas, com um total de 3.266 pessoas.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=920:medico-cubano-inicia-atendimento-aos-pacientes-no-psf&catid=38:noticias-2014&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email