PCA Futebol promovendo a educação e a inclusão social
Publicado em: 04 de junho de 2014
A Escola de Futebol, do Projeto Criança Ativa, desenvolvido pela Prefeitura de Ipeúna, completou em maio quatro anos de atividades, utilizando o esporte para promover a educação e a inclusão social de crianças e adolescentes. A Escola de Futebol atende gratuitamente meninos e meninas, de sete a 17 anos, regularmente matriculados na rede de ensino. As aulas acontecem no período da manhã, às terças e quintas-feiras, das 8h15 às 9h30; e, no período da tarde, de terça à sexta-feira, entre 14h e 16h.
A Escola de Futebol nasceu em 2010, com 40 alunos; em 2011 o número subiu para 100; e, no ano passado, a Escola bateu recorde com 200 atletas inscritos. Em 2013, além do número de alunos, destaque para o excelente desempenho dos atletas dentro dos gramados durante o Campeonato de Futebol Dente de Leite de Rio Claro: a categoria Sub-11 foi campeã da Série Prata; já a equipe Sub-13, pelo terceiro ano consecutivo chegou entre os quatro melhores, ficando em quarto lugar; o Sub-17 foi o terceiro colocado pelo segundo ano consecutivo e, o Sub-15, conquistou o segundo lugar.
Mas, não é só dentro dos gramados que os atletas do PCA Futebol mostram a sua força. Em aulas de iniciação motora e prática esportiva são ensinados valores como ética, trabalho em equipe, superação, respeito, autoestima e saúde. “Esses princípios extrapolam as quatro linhas do campo e são decisivos para a formação pessoal dos jovens e este é o objetivo do nosso trabalho”, afirma o professor de Educação Física e coordenador da Escola, Carlos Eduardo Ribeiro, o Carlão.
Muito respeitado pelos atletas, Carlão afirma que embora a Escola de Futebol seja um ambiente propício para a descoberta de novos talentos do futebol, a ênfase do PCA Futebol é a inclusão e a socialização. “São garotos de pouca idade, alguns deles até em situação de vulnerabilidade social; são crianças e adolescentes que tal como pedras preciosas precisam ser lapidados e o esporte é um importante instrumento neste objetivo. Como educador, procuro mostrar o que é bom e o que é ruim, o que é certo e o que é errado, o que pode ser útil e o que pode não ser”, explica.
O lateral esquerdo Willian Almeida de Souza (16), sabe bem o quanto é importante dar bons exemplos tanto dentro quanto fora de campo. “O Carlão cobra muito essa questão da boa conduta, principalmente fora do campo. Nos orienta sobre as nossas escolhas e decisões, companhias e atitudes que podem nos trazer consequências ruins tanto quanto nos ensina as técnicas do futebol. Acho isso muito importante, principalmente porque ele não está preocupado apenas com o time, mas com cada um de nós”, comenta o jovem que participa do PCA Futebol desde a formação da Escola, em 2010.
Carlão afirma que entre seus atletas existem aqueles que aprenderam a driblar não só o adversário dentro de campo, mas principalmente, as adversidades da vida. “Há um garoto que ainda pequeno foi rejeitado pela mãe, ficou de mão em mão, ora com a avó, ora com a tia, depois com outra avó, mas graças a Deus seguiu firme no caminho do bem. Hoje ele trabalha, estuda e treina. É um exemplo de superação e isso me deixa muito feliz”, comenta.
Aliás, o tripé estudo, trabalho e treino é a realidade de muitos dos inscritos no PCA Futebol. Os meninos trabalham nos mais diversos segmentos: auxiliar de pedreiro, auxiliar de pintura, auxiliar de mecânica, menor aprendiz, estagiários, além de garotos que vivem uma realidade totalmente oposta. “Mas, independente da classe social, econômica ou da rotina, eles não podem descuidar dos estudos, esta é uma das exigências do Projeto: estar estudando e também alcançar um bom desempenho escolar”, orienta.
Ao longo destes quatro anos, Carlão afirma que a evolução dos atletas é muito expressiva. “Seja dentro ou fora das quatro linhas do campo de futebol nossos jovens apresentam excelentes resultados. No âmbito desportivo vejo o crescimento técnico, o que eles faziam ou o que não faziam e o que fazem hoje, além do comportamento dentro de campo diante dos ‘adversários’ e também fora das quatro linhas, um grupo cada vez mais comportado, educado”.
Outro aspecto positivo do Projeto são as viagens e passeios. Ao longo destes quatro anos, foram vários passeios: visitas a estádios de grandes clubes de futebol, ao Palácio do Governo do Estado de São Paulo, Assembleia Legislativa, Aeroporto de Congonhas, Comando Geral da Polícia Militar, Parque do Ibirapuera, Universidade de São Paulo (USP), turismo de aventura na estância de Brotas, visita ao Museu da TAM, entre outros. “Os passeios permitem a socialização, a vivência de novas experiências e isso é muito importante para eles”, salienta Carlão.
Mas, Carlão faz um alerta: muitos deles não contam com o apoio dos pais. “Os pais devem ser os melhores amigos dos filhos; não vejo os pais acompanhando os jovens nas atividades e isso direta ou indiretamente os afasta. O incentivo da família também é importante para o resultado positivo da nossa iniciativa”, finaliza.
Sobre o Projeto
O Projeto Criança Ativa foi desenvolvido em 1997, na administração do prefeito Ildebran Prata, com o objetivo de aumentar a permanência da criança na escola. Reformulado em 2010, tendo a implantação da Escola de Futebol que funciona paralelamente, o Projeto vem confirmando sua eficiência como instrumento de inclusão social, oferecendo atividades com acompanhamento pedagógico, atividades culturais, artísticas e esportivas, preparação para o trabalho, alimentação e atendimento especializado na área da Saúde.
Entre as atividades oferecidas pelo Projeto desenvolvido na EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”, no contraturno das aulas, estão oficinas de violão, danças, informática, desenho e pintura, futsal, natação, jogos de tabuleiro, tênis de mesa, sustentabilidade, leitura, entre outras atividades. O Projeto conta com profissionais capacitados para a realização das atividades e total infraestrutura logística e de materiais. Para isso, foram contratados profissionais capacitados, a fim de atender às necessidades dos alunos nos aspectos pedagógico, esportivo, cultural e de lazer. O Projeto Criança Ativa foi escolhido como o Melhor do Ano pelo Centro do Professorado Paulista (CPP), na categoria Projeto Pedagógico, edição 2012.
Mais informações sobre o PCA Futebol podem ser solicitadas diretamente na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, localizada na Rua 3 nº 295, Centro, ou pelos telefones 3537.1379 ou 3537.1335. Já outras informações sobre o Projeto Criança Ativa desenvolvido na EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” podem ser solicitadas na Rua Araripe Custódio da Fonseca nº 775, Altos de Ipeúna.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=905:pca-futebol-promovendo-a-educacao-e-a-inclusao-social&catid=38:noticias-2014&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email