EMTI e Ulysses avançam na qualidade do ensino
Publicado em: 04 de junho de 2014
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo divulgou na semana passada, as notas das escolas municipais de Ipeúna no Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp). De acordo com o secretário municipal de Educação, Tiago Alves de Souza, esse índice determina as metas que as escolas devem alcançar ano a ano. “O Idesp é um dos principais indicadores da qualidade do ensino na rede pública paulista, o índice foi criado em 2007 e estabelece metas que as escolas devem alcançar anualmente”.
O indicador leva em conta o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, mensurados pelo (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo -Saresp), e os indicadores de aprovação, reprovação e abandono. A prova consiste em um número certo de questões onde a quantidade de acertos e erros no número de questões não é o que dará a nota final da prova, e sim quantas competências e habilidades aquele aluno ou turma acertaram daquela prova; é uma prova qualitativa e não quantitativa. O resultado classifica os alunos em quatro níveis de aprendizagem: abaixo do básico, básico, adequado e avançado.
Em Ipeúna, os resultados foram muito positivos. O resultado da avaliação feita em 2013 com 101 alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) revela um avanço surpreendente na qualidade do aprendizado. Segundo o Boletim emitido pela Secretaria Estadual de Educação, a EMTI saltou do índice de 3,37 em 2011 para 4,77 em 2013, com uma evolução de 41,54%. Na comparação entre 2012 e 2013, a melhoria na qualidade do ensino na EMTI é de 34,75%. Já a EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”, passou dos 3,89 em 2011 para 4,04 em 2013, com um avanço de 3,86%. Entre 2012 e 2013, a evolução foi de 9,78%.
Esses resultados elevaram a nota geral do município de 3,77 em 2011 para 4,22 em 2013. “Ficamos muito otimistas com o rumo que a educação vem tomando no nosso município, que reflete o bom trabalho que os profissionais da educação vêm desenvolvendo ao longo dos últimos anos e a reestruturação do ambiente familiar acolhedor ao aluno. O resultado nos permite diagnosticar a qualidade de ensino que estamos praticando”, comenta o secretário.
Tiago observa ainda, que, comparando os dados de 2011, 2012 e 2013 é fácil perceber a migração de alunos que estavam em níveis inferiores de aprendizagem passando para níveis elevados e avançados de expectativa do aprendizado. “A grande parte dos nossos alunos que antigamente se encontravam nos níveis abaixo do básico e do básico migraram para os níveis adequado e avançado, e isso sim é tido por uma qualidade na melhoria do ensino”, finaliza.
Para o prefeito Ildebran Prata, os resultados do Idesp são um avanço a ser comemorado, “mas ainda não estamos totalmente satisfeitos e o trabalho deve continuar melhorando a cada ano. Temos investido maciçamente na infraestrutura da Educação e também nos métodos de aprendizagem, de maneira, a garantir realmente uma Educação de qualidade aos nossos alunos”.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=904:emti-e-ulysses-avancam-na-qualidade-do-ensino&catid=38:noticias-2014&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email