Projeto ambiental leva alunos da EMTI a arrecadar latinhas de alumínio
Publicado em: 15 de maio de 2014
A Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI), preocupada com a responsabilidade socioambiental, investe constantemente em ações sustentáveis. Por isso, desde março deste ano, os alunos estão engajados no Projeto de Reciclagem que prevê a arrecadação de latinhas de alumínio; até o momento, foram arrecadados cerca de 8 kg, o que corresponde a 600 latinhas.
O objetivo, segundo a professora de Atividades de Participação Social (APS) e idealizadora do Projeto, Rosângela Nobre Franco Otaviani, é reduzir o impacto ambiental ocasionado pelas latinhas, cooperando para uma menor degradação do meio ambiente. Segundo dados, enquanto demoramos aproximadamente 15 minutos para consumir uma lata de alumínio de refrigerante, esta mesma latinha leva de 200 a 500 anos para se decompor na natureza e cada tonelada de alumínio reciclado economiza 95% de energia e 5 toneladas de minério.
De acordo com a coordenadora pedagógica da EMTI, Rosangela Penteado, a ideia surgiu durante um HTPC (hora de trabalho pedagógico coletivo). “A professora trouxe a ideia do projeto e propôs a arrecadação e a venda das latinhas para revertermos o valor arrecadado em prol do passeio de final de ano”. A coordenadora explica que ao final de todo ano letivo, os alunos da escola participam de um passeio, assim, o valor arrecadado com a venda das latinhas será investido na iniciativa.
A adesão ao projeto foi imediata, movimentando professores, funcionários, alunos e também muitos pais. “Assim que lançamos o Projeto para os alunos eles começaram a trazer as latinhas; muitos pais ajudam e algumas crianças já trazem as latas contadas e amassadas”, observa Rosangela.
Os professores também se engajaram. É o caso do professor de Educação Física Cleber Luís Miranda que preparou um local para armazenar as latas, organizou as entregas na escola, contagem e também a venda das latas. Sensibilizado com o esforço das crianças, Cleber doou um amassador de latinhas para facilitar o processo de armazenagem e venda. Ele explica que mensalmente é feita a contagem e pesagem das latinhas. É ele também quem orienta e acompanha as crianças no momento de amassar as latas coletadas.
Para estimular ainda mais o envolvimento das crianças no Projeto, os professores criaram um esquema de premiação mensal para os 10 alunos que mais latas arrecadarem. “Os próprios professores doam os brindes, que vão desde balas e bombons a brinquedos, de acordo com a faixa etária de cada um”, comenta a professora Rosângela Otaviani.
Mas, os alunos querem ir além dos muros da escola e contar com o apoio do comércio local na divulgação do Projeto Ambiental. “Até o final do mês, devem ficar prontos os folhetos que estamos fazendo para divulgar o Projeto. Na verdade, as crianças fizeram seus desenhos e, por meio de um concurso, um foi escolhido para ilustrar o folheto”. A ideia, explica a coordenadora pedagógica, é conseguir instalar postos de arrecadação junto ao comércio.
“Nosso objetivo é arrecadar o maior número de latinhas, porém, mais importante do que isso é a conscientização dos benefícios da reciclagem ao meio ambiente, não só pelos alunos, mas por toda a população de Ipeúna”, completa a coordenadora Rosangela Penteado.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=887:projeto-ambiental-leva-alunos-da-emti-a-arrecadar-latinhas-de-aluminio&catid=38:noticias-2014&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email