CRAS apoia portadores de necessidades especiais
Publicado em: 10 de abril de 2014
Com o objetivo de garantir os direitos, o desenvolvimento de mecanismos para inclusão social, a equiparação de oportunidades e a autonomia das pessoas portadoras de necessidades especiais e seus familiares, o CRAS Ipeúna vem desenvolvendo desde março o Projeto de Atendimento de Pessoas com Deficiência e seus Familiares, inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
De acordo com a gestora do CRAS e coordenadora do Projeto, a assistente social Giseli Spigolon, o foco da iniciativa é a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. “As atividades desenvolvidas têm como base as necessidades e potencialidades individuais e sociais, visando à prevenção de situações de risco, a exclusão e o isolamento”, explica.
Os encontros acontecem semanalmente e envolvem tanto os portadores de necessidades especiais e seus cuidadores. As atividades são divididas em dois momentos. O primeiro possibilita a discussão de situações cotidianas vivenciadas pelos participantes, a ampliação do conhecimento do usuário acerca de seus direitos, o incentivo a autonomia e a autoestima das pessoas com deficiência e de seus familiares e o fortalecimento dos vínculos entre elas, seus cuidadores e a comunidade.
Já na segunda parte, todos participam de uma aula de pintura em tela. A assistente social explica que a atividade tem a finalidade de reforçar os temas trabalhados e dar continuidade ao estímulo da autoestima e ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. As atividades são elaboradas pela equipe técnica do CRAS, que conta com assistente social, psicóloga e monitora.
A iniciativa agradou a dona de casa Maria Eugênia Bernardes, mãe de Marcela, 8 anos, portadora de deficiência auditiva. “Embora o Projeto tenha começado há pouco tempo, estou gostando, principalmente pelas informações que são passadas na primeira parte das reuniões pelo assistente social, que buscam esclarecer sobre os direitos dos portadores de deficiências, além de proporcionar uma integração, não só entre os participantes, mas também entre os próprios familiares”, comenta.^
Fonte: Prefeitura Municipal de Ipeúna
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email