Prefeitura faz o descarte de mais de 4.600 lâmpadas
Publicado em: 05 de março de 2014
A Prefeitura de Ipeúna, por meio do Setor de Vigilância Sanitária, realizou, na sexta-feira (28), o descarte de 4.640 lâmpadas fluorescentes entregues no Paço Municipal pela população, estabelecimentos comerciais e as utilizadas nos prédios públicos. O objetivo foi dar uma destinação correta ao vidro e aos materiais tóxicos contidos no interior das lâmpadas, como o mercúrio - elemento químico com ação altamente tóxica.
Segundo o técnico da Vigilância Sanitária Miguel Carlos de Lima, uma vez liberado pela quebra da lâmpada, o vapor de mercúrio, além de inalado, ao chegar ao solo, nos rios e em outras fontes de água corrompe a cadeia alimentar e atinge os seres humanos.
Denominado ‘Papa-lâmpadas’, o equipamento utilizado pela Naturallis Brasil, contratada pela Prefeitura para efetuar o descarte correto, tem um ciclo fechado que possui dois sistemas de filtragens, um para os fragmentos de vidro e alumínio e outro para os gases como o mercúrio, devolvendo à atmosfera apenas o ar puro. Por funcionar em um sistema a vácuo, isenta o operador de qualquer risco de retrocesso de fragmentos e contaminação pelo vapor de mercúrio. Cada lâmpada leva apenas um segundo para ser triturada e todo resíduo é reciclado e recuperado.
“A falta de critérios na quebra das lâmpadas fluorescentes é uma das mais nocivas agressões ao meio ambiente e à saúde pública, já que a maioria das pessoas, por falta de informação, ainda joga lâmpadas fluorescentes no lixo comum”, comentou Miguel.
Quando este tipo de produto é entregue no Paço Municipal, as lâmpadas são guardadas para que não ocorra qualquer tipo de risco ambiental. Moradores de Ipeúna podem realizar a entrega de lâmpadas fluorescentes durante todo o ano no Paço Municipal para o descarte correto do material.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=840:prefeitura-faz-o-descarte-de-mais-de-4600-lampadas&catid=38:noticias-2014&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email