Recadastramento eleitoral: Central de Atendimento de Ipeúna começa a funcionar
Publicado em: 12 de novembro de 2013
A partir desta quarta-feira (13), o eleitor de Ipeúna poderá fazer o recadastramento biométrico no próprio município com a inauguração da Central de Atendimento.
O local funcionará até 13 de dezembro deste ano e possui capacidade para atender em média 288 eleitores por dia. A Central de Atendimento no município funcionará na Rua 3 nº 295, junto à Secretaria da Educação e Cultura de Ipeúna, das 8h30 às 16h30, de segunda à sexta-feira.
O recadastramento da população de Ipeúna já ocorre no Cartório Eleitoral da 245ª Zona Eleitoral - Rio Claro, mas atendeu pouco mais de mil eleitores, do total de 5.377. Para o chefe do cartório, João Carlos Duckur, o objetivo dessa nova área de atendimento é facilitar e incentivar o comparecimento do eleitor para participar da revisão que é obrigatória. ”A Central de Atendimento é resultado de um convênio de cooperação firmado entre o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e a Prefeitura da cidade, com o objetivo de facilitar o acesso dos eleitores”.
Para o recadastramento biométrico, o eleitor deverá, obrigatoriamente, agendar o atendimento pela internet, no site www.tre-sp.jus.br/, no ícone Eleitor/agendamento título eleitoral. O eleitor que comparecer à Central sem o agendamento prévio poderá solicitá-lo pessoalmente, mas o atendimento dependerá da disponibilidade, pois a preferência é pelo agendamento eletrônico.
No dia em que for ao cartório, o eleitor deve levar o RG original; título de eleitor, se tiver; comprovante de endereço (emitido três meses antes do dia em que for ao cartório), que pode ser uma conta de luz, telefone, etc. Não serão aceitos como documentos que comprovem sua identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte, por não conterem, respectivamente, nacionalidade/naturalidade e filiação. No caso do eleitor do sexo masculino que vai fazer o título pela primeira vez, é necessário levar documento que comprove sua quitação com o Serviço Militar.
Duckur explica que eleitores analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e eleitores com mais de 70 anos de idade também estão obrigados a fazer a revisão biométrica. Com relação aos eleitores que tenham dificuldades de locomoção – em razão da idade ou problemas de saúde -, é possível que um representante compareça à Central trazendo um atestado médico que informe a situação de saúde desse eleitor: o atestado junto com um requerimento serão encaminhados ao juiz, que poderá deferir o fornecimento de uma quitação eleitoral, protegendo contra o cancelamento do título de eleitor.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=746:recadastramento-eleitoral-central-de-atendimento-de-ipeuna-comeca-a-funcionar&catid=34:noticias-2013&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email