Farmácia Municipal atende nas novas instalações
Publicado em: 17 de outubro de 2013
Desde 1º de outubro, a Farmácia Municipal atende os usuários do Sistema Municipal de Saúde nas novas instalações, inauguradas em 10 de agosto. A estrutura, que antes estava localizada junto à Unidade Mista de Saúde (UMS), agora funciona no novo prédio que abriga a Clínica de Fisioterapia e Posto de Coleta de Exames Laboratoriais.
De acordo com a secretária de Saúde, Patricia Igesca, as novas instalações são mais adequadas e permitem uma melhor organização interna do setor. “O objetivo é proporcionar melhores condições de atendimento à população”, assegura. Ela ressalta ainda, que o local tem infraestrutura de farmácia. “Estamos mais organizados, o que garante um ambiente mais adequado também aos funcionários”.
De acordo com o farmacêutico Flávio Della Coleta, entre as vantagens das novas instalações, estão: melhor aproveitamento do espaço físico, com os medicamentos controlados armazenados em sala fechada e não visível ao público; melhor disposição dos medicamentos termossensíveis (de geladeira); estoque disposto em sala própria; melhor ergonomia da planta e do mobiliário; entrada exclusiva para funcionários e para carga/descarga de mercadorias conforme as exigências da Vigilância Sanitária. “Além disso, contamos com melhor acomodação dos pacientes, que não ficam mais expostos às intempéries, no aguardo do atendimento e, temos também, mais espaço para a atuação dos profissionais”, ressalta.
A Farmácia Municipal atende a uma média diária de 250 usuários do Sistema Municipal de Saúde, e fornece medicamentos de laboratório, conforme os programas dos governos municipal e estadual (Dose Certa, Saúde Mental, Saúde da Mulher, Diabetes) e também remédios manipulados. São dispensados medicamentos para pacientes residentes em Ipeúna, atendidos pela rede municipal de saúde, mediante a apresentação da receita.
Todo o atendimento na Farmácia é informatizado. Desde o controle do estoque até a dispensação dos remédios. Os medicamentos entregues são registrados diretamente no prontuário do paciente na hora da retirada, facilitando o controle da dispensação de remédios para pacientes portadores de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, entre outras.
As receitas dos medicamentos de uso contínuo, emitidas pela Medicina Preventiva da Prefeitura têm validade por quatro meses e os medicamentos são dispensados em quantidades suficientes para 30 dias. Após o período de validade, a entrega do medicamento só será realizada mediante a apresentação de uma nova receita. Já os receituários da medicina privada, são válidos por seis meses.
Para a retirada de medicamentos, o usuário deve apresentar: cartão municipal ou cartão SUS, devidamente recadastrados, e RG. O horário de atendimento ao público é das 7h às 19h.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=732:farmacia-municipal-atende-nas-novas-instalacoes&catid=34:noticias-2013&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email