Graesp promove capacitação para tripulante operacional
Publicado em: 26 de setembro de 2013
O Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp) promove este mês a capacitação dos profissionais que atuam na unidade na função de tripulante operacional. “O curso surgiu da crescente demanda operacional do grupamento e da necessidade de aprimoramento dos profissionais que já atuam na atividade aérea, a fim de que possam exercer funções a bordo das aeronaves da Secretaria de Segurança Pública”, explica o diretor do Graesp, tenente coronel Josilei Gonçalves.
Com uma carga horária de 185 horas aula, os 14 alunos que participam do curso recebem diversos tipos de instrução, como navegação aérea, meteorologia, regulamentos de tráfego aéreo, sobrevivência na selva, manobras em altura, salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar, entre outras. As instruções teóricas ocorrem no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Belém, e no Centro de Instrução Coronel Morais, em Terra Alta, nordeste do Pará.
“O I Curso de Nivelamento para Tripulante Operacional, com duração de três semanas, representa um grande anseio dos servidores do Graesp, que há anos esperavam por esta oportunidade de especialização e de poder exercer, de fato e de direito, funções a bordo da crescente frota da unidade”, acrescentou o diretor.
O Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará, hoje vinculado à Secretaria Adjunta de Gestão Operacional da Segup, foi criado em 28 de dezembro de 2011, por meio da Lei 7.584, e teve seu efetivo original constituído do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e da Coordenadoria de Operações Aéreas, do Corpo de Bombeiros Militar.
O Graesp opera de forma integrada desde então, em situações mais graves, como defesa civil, resgate, remoção aeromédica, combate a incêndio, policiamento ambiental, trânsito, policiamento ostensivo, controle de distúrbios civis e operações especiais, como sequestro, roubo a estabelecimentos bancários e comerciais, escolta de veículos de transporte de valores, segurança de dignitários e, principalmente, os casos que envolvem o crime organizado. A frota atual da unidade conta com seis aeronaves de asas rotativas e duas de asa fixa. As operações cobrem todo o Estado, com três bases fixas no interior: Altamira, Marabá e Santarém.
Expansão – Dentro da política do governo do Estado de implementação e incremento da segurança aérea, o Graesp deverá receber, ainda em 2013, o primeiro helicóptero biturbina EC 145 e o primeiro avião turboélice Cessna Caravan, para auxiliar no transporte de tropas e de cargas em missões no interior do Estado e em apoio às bases sediadas do interior.
Em 2014, a unidade receberá mais dois helicópteros AS 350 B2, adquiridos em 2013, e com a previsão de receber mais três helicópteros (para instrução e multimissão) e três aviões (anfíbio e transporte), com processos de aquisição em andamento ainda para este ano. Em virtude da aquisição de novas aeronaves, todo o efetivo do grupamento será submetido a processos de formação e especialização.
Em outubro, começa a formação da primeira turma do curso de voo por instrumento do Graesp, que terá a participação de seis pilotos, na Escola de Pilotagem Edra, na cidade de Ipeúna , em São Paulo. Também já está sendo esperado o lançamento do edital para a formação de pilotos, de avião e helicóptero, e de tripulantes operacionais.
Texto: Lene Alves - SEGUP Fone: (91) 3184-2513 / (91) 8883-5810 Email: segup.pa@gmail.com / lenealves13@gmail.com
Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305. Belém-PA. 66023-700 Fone: (91) 3184-2525 / 2555 / 2500 Site: www.segup.pa.gov.br Email: segup.pa@gmail.com
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email