Iniciativa estimula leitura como fonte de prazer
Publicado em: 26 de setembro de 2013
Com um ambiente alegre e acolhedor, a professora Flávia Rossi Maciel, do 5º ano da EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”, procura aproveitar a curiosidade natural dos alunos para estimula-los à leitura como uma prazerosa fonte de informação.
É assim que semanalmente ela atrai as crianças para as atividades na Sala de Leitura. “O objetivo é despertar o interesse dos alunos pela leitura, possibilitando a vivência de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação”, afirma.
Flávia explica que o estímulo à leitura favorece o aprendizado em sala de aula, “tornando mais produtivo o trabalho com a leitura a ser desenvolvido nas aulas regulares, além de ajudar a criança a expressar suas ideias”. A professora comenta que desde o início do ano letivo, vários alunos apresentaram uma evolução bastante significativa em função das atividades na Sala de Leitura.
É o caso do aluno Jonathan Rogério da Costa, 10, que percebeu o quanto a leitura pode ser prazerosa e como ela é importante para ampliar seus conhecimentos. “Leio porque posso descobrir muitas coisas que não sabia, como palavras novas. Olha aqui no livro diz que a raposa é astuta, isso quer dizer que ela é esperta”, conta. Cleber Santalucia de Oliveira, 10, também gosta das atividades na Sala de Leitura. “Não tinha o costume de ler, por isso achava chato. Mas, agora com a Sala de Leitura gosto, só neste ano já li mais de nove livros, os meus preferidos são os que falam sobre animais”, comenta.
A professora afirma que as crianças demonstram grande interesse e entusiasmo pela leitura. “Temos conseguido excelentes resultados com os alunos, principalmente, no que diz respeito à interpretação de textos, fluência da leitura, raciocínio, criatividade e imaginação, entre outros aspectos, melhorando o desempenho em sala de aula. Ler com autonomia é condição de cidadania e garantia de aprendizagem permanente”, comemora.
Além da Sala de Leitura, os alunos também contam com o “Cantinho da Leitura”, uma estante de livros, disponível em todas as salas de aula da escola. “Com o Cantinho, desenvolvemos a Roda da Leitura, na qual os alunos são incitados a ler com propósitos definidos e depois a compartilhar as impressões sobre o que leram. O confronto de ideias a partir das leituras feitas promove a capacidade de argumentação e a consideração de diferentes pontos de vista”; ressalta a professora Flávia.
A coordenadora pedagógica Vilma Lorencetti explica que todos os mais de 320 alunos da escola, que atende do 2º ao 5º do Ensino Fundamental, frequentam semanalmente a Sala de Leitura. Juntos, Sala de Leitura e Cantinho da Leitura - somam mais de dois mil títulos, entre livros, revistas e gibis, à disposição dos alunos. Os livros que ficam no Cantinho da Leitura, ou seja, em sala de aula, podem ser retirados pelos alunos para leitura fora do ambiente escolar.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email