Nova Clínica de Fisioterapia amplia atendimento na Saúde
Publicado em: 03 de setembro de 2013
O prefeito Ildebran Prata e a primeira-dama Maria Luiza Prata inauguraram no sábado (31), a nova Clínica de Fisioterapia com Hidroterapia, Posto de Coleta de Exames Laboratoriais e Posto de Medicamento, localizada em anexo à Unidade Mista de Saúde de Ipeúna. “Esta é mais uma importante obra para a ampliação e melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à comunidade ipeunense, uma das premissas da nossa administração”, afirma o prefeito Ildebran Prata.
A solenidade, aberta com apresentações da Banda Musical Municipal, sob a regência de Ricardo Abdalla, contou com a presença do vice-prefeito José Antonio de Campos, do presidente da Câmara de Vereadores Adilson Rodrigues da Silva, do deputado estadual José Aldo Demarchi, de Maurício Cassab representando o deputado Guilherme Campos, do prefeito de Corumbataí Vicente Rigitano, vereadores, secretários, médicos, servidores municipais, além da população em geral.
O deputado Aldo Demarchi destacou a importância da obra para o bem-estar da população. “Ipeúna é uma cidade privilegiada, pois tem o Executivo atuando em consonância com o Legislativo, e conduzindo o município para o futuro. Ao realizar essa obra, o prefeito não está pensando só no presente, mas está investindo no futuro do município para os próximos 50 anos”.
Após a cerimônia, o prefeito convidou todos os presentes para conhecer as novas instalações. Para o forneiro Domingos Gomes de Souza, essa obra era o que Ipeúna precisava. “A população ipeunense merece ter à sua disposição serviços de qualidade. Acredito que esse novo espaço fará a diferença para a Saúde no município”, afirmou enquanto passeava pelas novas instalações. A servidora municipal Janaína Moraes também aprovou o investimento. “Acho que vai melhorar 100% a prestação dos serviços de Saúde”, afirmou.
O prédio tem 1159 m² de área construída com total acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Conta com recepção que dá acesso à Clínica de Fisioterapia e ao Posto de Coleta de Exames Laboratoriais. A principal novidade é a construção de uma piscina coberta e aquecida para hidroterapia na Clínica de Fisioterapia. “Com este recurso, a Prefeitura complementa e amplia a qualidade do atendimento, disponibilizando aos usuários do SUS um serviço disponível somente na rede particular de municípios vizinhos”, afirma a secretária de Saúde Patrícia Igesca.
A Fisioterapia dispõe ainda de salões de mecanoterapia (exercícios), boxes para a realização de procedimentos individuais, vestiários, sala para exame médico, sala para atendimento em grupo, sala turbilhão, copa, banheiros, entre outras dependências. Atualmente, são atendidos, em média, 500 pacientes por mês, número este que deve aumentar significativamente.
Já o Posto de Coleta de Exames Laboratoriais conta com boxes individuais para coleta de exames, além de área específica para coleta de exames especiais e para coleta infantil, sala de acondicionamento de coletas, área para café, banheiros. Um dos diferenciais do Posto de Coleta são a entrada e saída de pacientes independentes na área de coleta, a fim de evitar contaminação cruzada. As novas instalações permitirão ampliar a capacidade de atendimento da demanda pelo serviço dos atuais 1.500 coletas mensais para aproximadamente 2 mil.
O Posto de Medicamentos dispõe de sala para farmacêutico e salas para dispensação de medicamentos sem restrições e sala para medicamentos controlados, espaço que favorecerá um melhor armazenamento dos medicamentos, além de um atendimento mais humanizado, ou seja, um foco maior no paciente. Anexos ao Posto de Medicamentos foram construídos modernos vestiários para uso exclusivo dos médicos, enfermeiros, motoristas e atendentes da Unidade Básica de Saúde.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email