Campanha para atualização de vacinas começa sábado
Publicado em: 19 de agosto de 2013
A campanha de Multivacinação que será realizada em Ipeúna, no período de 24 a 30 de agosto, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), traz uma novidade neste ano: a ampliação da vacinação contra Hepatite B que antes era apenas para pessoas entre 0 e 29 anos, agora estende-se para pessoas até 49 anos. De acordo com a enfermeira Fabiana Bonifácio de Aguiar, a recomendação é a de três doses da vacina contra a Hepatite B ao longo da vida. Por isso, as pessoas que ainda não completaram as três doses ou não tomaram nenhuma podem procurar o Setor de Vacinação na Unidade de Saúde da Família, durante a Campanha, para atualizar a caderneta”.
A Hepatite B é uma doença infecciosa causada pelo vírus B (HBV). Como o VHB está presente no sangue, no esperma e no leite materno, a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível. A maioria dos casos de hepatite B não apresenta sintomas. Mas, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção.
No sábado (24), Dia D a imunização acontecerá das 8h às 17h, somente para atualização das cadernetas. Fabiana frisa que não serão aplicadas as doses de rotina. Já nos demais dias, a vacinação ocorrerá normalmente, das 7h às 15h30.
A enfermeira lembra ainda que é indispensável a apresentação da caderneta de vacinação, documento que comprova quais doses já foram aplicadas, quais estão em atraso e quais deverão ser aplicadas. “Teremos à disposição da população todas as vacinas do calendário para garantir a imunização das crianças”, explica.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email