Dia da Juventude reúne jovens no Salto do Nhô Tó
Publicado em: 15 de agosto de 2013
Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas para a juventude, a Prefeitura de Ipeúna, por meio da Secretaria de Educação, realizou na segunda-feira (12), em alusão ao Dia Internacional da Juventude uma grande gincana, reunindo aproximadamente 60 jovens e adolescentes (entre 10 e 16 anos), no Parque Ecológico “Henrique Barbeta” (Salto do Nhô Tó).
Os jovens, todos inscritos nos projetos Criança Ativa Ipeúna e Criança Ativa Futebol, mantidos pela Prefeitura, e também assistidos pelo Serviço de Assistência Social, por meio do CRAS Ipeúna, foram divididos em três equipes e participaram de diversas atividades durante toda a tarde, incluindo também um lanche.
A iniciativa agradou os participantes. É o caso da adolescente Janaína Ap. Santos da Silva, 14. “Ouvimos tantas notícias ruins envolvendo jovens, acho importante uma atividade como essa que propõe a prática de esportes e a opção por uma vida saudável”, comenta. Vinícius Donizete Deliberali, 14, também gostou da ideia. “Nunca tinha ouvido falar desta data, mas achei importante e quis participar, pois é bom termos um dia para lembrar a importância e os direitos dos jovens e adolescentes na sociedade”.
De acordo com o prefeito Ildebran Prata, os jovens representam mais de um terço da população mundial, o que indica mais esperança de um mundo melhor. “A juventude é uma fase de experimentação em que valores e convenções estão em jogo. Por isso, é importante pensarmos em nossos jovens e na educação no sentido mais amplo da palavra, e várias iniciativas do nosso governo propõe o desenvolvimento de potencialidades e incentivo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados na busca de um futuro melhor”.
Nesse sentido, a Prefeitura de Ipeúna mantém o Projeto Criança Ativa, criado pelo prefeito Ildebran Prata em 1997 e reestruturado em 2010, com o objetivo de aumentar a permanência da criança na escola, oferecendo aos alunos da EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”, no contraturno escolar, atividades com acompanhamento pedagógico, atividades culturais e esportivas, preparação para o trabalho, alimentação e atendimento na área da Saúde. A participação no Projeto é facultativa, mas uma vez inscritos, há o acompanhamento da frequência.
O Projeto Criança Ativa atende atualmente cerca de 150 crianças, entre 8 e 11 anos, disponibilizando 13 oficinas, sendo: teatro, culinária, corte e costura, informática, natação, futebol, tênis de mesa, dança, coral, jogos de tabuleiro, artesanato, horta e reforço escolar. No ano passado, o Projeto Criança Ativa foi escolhido como o Melhor do Ano pelo Centro do Professorado Paulista (CPP), na categoria Projeto Pedagógico, edição 2012. O prêmio considerou resultados alcançados pelo Projeto, não só no que se refere aos números, mas, principalmente, no aproveitamento e desenvolvimento dos alunos.
Outra importante iniciativa dentro do Projeto Criança Ativa é a Escola de Futebol, que em maio passado comemorou três anos, com cerca de 200 atletas inscritos, entre seis e 17 anos. Além de revelar talentos do esporte, o trabalho junto aos jovens não se limita apenas às quatro linhas do campo, mas durante os treinos também são trabalhadas questões sociais, como a conduta, aspectos como amizade e respeito, entre outros princípios, além do acompanhamento da frequência escolar. Os treinos acontecem de terça à sexta-feira, pela manhã e à tarde, no Estádio Municipal.
Por meio do CRAS, é desenvolvido o projeto Transformando o Futuro. Voltado para o público entre 12 e 18 anos, a iniciativa tem por objetivo o estímulo ao desenvolvimento de potencialidades, o alerta para os problemas sociais e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Os encontros acontecem uma vez por semana, sempre às terças-feiras, durante os quais os participantes, sob a orientação de uma psicóloga, são divididos em duas turmas nos períodos manhã e tarde, e envolvidos em diversas atividades, entre elas: jogos, prática de esportes, exibição de filmes, teatro, brincadeiras, além de muita informação, diversão e lanche.
Serviço:
Mais informações podem ser obtidas:
Projeto Criança Ativa Ipeúna: EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” - Rua Araripe Custódio da Fonseca, 775, Altos de Ipeúna, telefone (19) 3576.1551Projeto Criança Ativa Futebol: Secretaria de Educação - Rua 3 nº 295, Centro, telefones (19) 3537.1379 ou 3537.1335.Projeto Transformando o Futuro: CRAS - Rua Araripe Custódio da Fonseca, 1101, Altos de Ipeúna, telefone (19) 3576.1359
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email